Origem da pasta de amendoim: saiba onde ela nasceu e conheça seus benefícios

A pasta de amendoim não tem origem certa, mas sobre seu sabor não existem dúvidas: é delicioso. Vem que o TudoGostoso te conta essa história!

Pouco se sabe sobre a verdadeira origem da pasta de amendoim. Quem teria tido a maravilhosa ideia de triturar o amendoim até ele virar uma manteiga? Uns dizem que ela era consumida pelos Incas e Astecas. Outros garantem que a pastinha é americana. Sobre seu sabor, porém, todo mundo concorda: é delicioso. Vem com a gente que te contamos essa história e ainda te damos dicas de receitas!

Pasta de amendoim dentro de um pote com uma colher pequena de pau cheia de pasta e alguns amendoins com casa espalhados pela mesa. Origem da pasta de amendoim ainda é desconhecida.

Origem da pasta de amendoim: existem várias hipóteses sobre o seu surgimento

Origem da pasta de amendoim: afinal de contas de onde ela é?

Americana a pasta de amendoim com certeza é, mas teria nascido no Norte ou no Sul? Os historiadores acreditam que ela tenha sido originada na América do Sul, já que o amendoim nasceu lá, e que era consumida pelos povos pré-colombianos Incas e Astecas. Mas, e como ela teria ido parar nos Estados Unidos que são seus maiores consumidores? Estudiosos defendem que depois da Grande Depressão de 1929, o amendoim em forma de manteiga foi um recurso para alimentar crianças e promover saciedade. Por lá, também não existe nenhum registro atestando quem criou a manteiga de amendoim, mas acredita-se em duas suposições: a primeira, aponta George Bayle, um produtor de alimentos de St. Louis, no Missouri, que teria começado a fabricar o produto a pedido de um médico que precisava prescrever uma proteína para seus pacientes idosos. A segunda diz que o “inventor” teria sido George Washington Carver, um agrônomo e cientista afro-americano, que queria ajudar os fazendeiros pobres com plantações alternativas, recuperando solos desgastados e cultivando amendoim.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Benefícios da pasta de amendoim para a saúde

– É rica em proteínas. O amendoim naturalmente tem uma boa concentração desse nutriente;

– É fonte de gorduras boas, como o ômega 3, que fortalece o sistema imunológico e reduz a inflamação no corpo;

– Para quem se exercita, evita cãibras, por conter magnésio e potássio;

– Tem vitaminas do complexo B, que melhoram o funcionamento das mitocôndrias, fornecendo energia para o corpo e

– Ajuda a prevenir lesões musculares, por ser rica em antioxidantes como a vitamina E e fitosteróis.

Como fazer pasta de amendoim

Agora que você já aprendeu um pouco da história da pasta de amendoim, que tal fazer uma versão caseira? É muito simples, você só vai precisar de um processador de alimentos e do próprio amendoim (dica: use o cru e sem pele). Para fazer a manteiga, torre levemente o amendoim e depois triture por uns 5 minutos em um processador de alimentos, até ficar com a consistência desejada. Para turbinar sua receita, use açúcar ou adoçante natural para ficar mais adocicada, cacau em pó para ficar mais achocolatada e canela ou cardamomo para ficar perfumada.

Receitas com pasta de amendoim

A pasta de amendoim é um ótimo acompanhamento e pode ser consumida com frutas e pães, mas também serve como ingrediente para bolos, cookies e vários outros doces. Confira!

Cookie de pasta de amendoim

Copinhos de manteiga de amendoim

Pavê de pasta de amendoim

Brigadeiro com pasta de amendoim

Cupcake integral de pasta de amendoim

Trufa de pasta de amendoim

Molho picante de pasta de amendoim

Torta de pasta de amendoim

Biscoito de chocolate com recheio de manteiga de amendoim

Leia também:

Benefícios da pasta de amendoim para a saúde

Recomendadas
Pela Web