Fruta madura demais: como aproveitar na cozinha

De bolo à sorvete: confira quantas receitas dá pra fazer aproveitando toda a doçura que só uma fruta bem madura tem para dar

Fazer compras é sempre um desafio. A gente nunca sabe como calcular a quantidade certa para não faltar ou sobrar e alguma fruta sempre acaba sendo esquecida na fruteira. Pode ser que uma fruta madura demais não seja gostosa de comer in natura, mas ela não precisa ir pro lixo. Pelo contrário, pode virar uma matéria-prima deliciosa para algumas receitas que vamos te ensinar aqui. Confira abaixo 5 ideias de como aproveitar fruta madura demais.

Fruta madura demais: como aproveitar na cozinha

Panqueca de banana

A panqueca de banana fica muito mais gostosa quando a fruta está madura

Crie panquecas

O café da manhã pode ficar muito mais interessante se, ao invés do pão de sempre, você fizer panquecas de ovos com aveia usando uma fruta madura para adoçar: Siga a fórmula 2 ovos + uma colher de aveia + uma fruta como laranja, manga ou banana e aproveite um lanche delicioso.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Use para adoçar bolos

Quando uma fruta já está bem madura, ela libera bastante açúcar e, se puro isso pode ser enjoativo, num bolo pode ser tudo o que você precisava. Para uma receita mais saudável de bolo de banana, por exemplo, você pode incorporar um pouco da fruta na massa e retirar o açúcar refinado.

Prepare vitaminas

Uma forma ainda mais fácil de dar um ótimo fim à sua fruta madura é misturar com leite e preparar uma vitamina. Quase toda fruta pode entrar nesse jogo e, geralmente, ficam de fora apenas as mais cítricas.

Faça uma geleia

Já está doce? Potencialize ainda mais esse dulçor adicionando açúcar refinado e faça uma deliciosa geleia. Apenas alguns minutos no fogo já são suficientes para deixar essa mistura encorpada e pronta para ser passada em pães e biscoitos.

Já tentou fazer sorvete?

Sorvete de banana

Com banana congelada e um pouco de leite você consegue fazer um sorvete delicioso

Uma fruta madura bem congelada pode dar origem a um delicioso sorvete de fruta. Você só precisa bater a fruta congelada com um pouco de leite no liquidificador e aproveitar toda a cremosidade da receita.

Recomendadas
Pela Web