Festival do Japão 2018: o TudoGostoso foi e amou!

Nos dias 20, 21 e 22 de julho aconteceu o 21º Festival do Japão, em São Paulo, e o TudoGostoso conferiu de perto o que rolou por lá. Vem saber o que a gente achou!

No último fim de semana — 20, 21 e 22 de julho — aconteceu o 21º Festival do Japão, em São Paulo. Nós do TudoGostoso, que não somos bobos, fomos até o evento para conferir tudo de perto — e adoramos!

Chef japonês prepara lámen

Chef japonês prepara lámen

O festival foi criado para apoiar e difundir a cultura japonesa no Brasil, que tem uma das maiores colônias de japoneses do mundo! E é possível encontrar uma série de estandes cheios de produtos nipônicos, que vão desde bibelôs e peças de decoração a motos e carros de marcas do país. Mas é claro que a culinária japonesa teve espaço garantido por lá, onde era possível encontrar snacks de todos os tipos, além de pratos típicos preparados na hora, seguindo as receitas originais à risca. Comemos muito? Comemos, com certeza!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Nós provamos o kare rice (arroz com curry acompanhado de legumes), lámen (que está na moda e é uma delícia!), sukiyaki (tiras de carne fritas na manteiga acompanhadas de vegetais e macarrão japonês), guioza (uma espécie de pastel cozido recheado de carne moída e vegetais) e os tradicionais sushis e sashimis, que são conhecidos de longa data do público brasileiro. Além de tudo isso, fomos convidados pela Sakura Alimentos a participar de uma Temaki Party, que é um conceito novo e muito divertido de consumir comida japonesa!

Para começar, o chef Felipe Kawamura explicou todo o passo a passo de como fazer um temaki perfeito. Nos explicou as técnicas, quantidade de cada recheio, a melhor forma de fechar os temakis e muito mais. Em seguida, fomos divididos em dois grupos para criarmos uma receita de temaki diferente e executá-la! Tivemos tempo cronometrado para fazer 20 temakis perfeitos — ou o mais perfeito que conseguíssemos. E tudo isso foi apresentado pelo Yudi Tamashiro, que animou a galera até o fim! A festa no estande da Sakura foi encerrada com chave de ouro, na hora de provar os temakis produzidos!

como fazer temaki

Chef Felipe Kawamura ensina como fazer temaki

Sobre o evento e a importância de divulgar a cultura nipônica no Brasil, Henry Nakaya, Diretor da Sakura Alimentos, disse:

“A Sakura busca estar presente em todos os festivais relacionados à cultura japonesa espalhados pelo Brasil, e este ano queremos mostrar que o preparo de pratos como o temaki é simples e acessível. E o fato de oferecermos produtos a preço de custo em nosso estande, além das aulas de culinária, que acontecem durante todo o evento, transformam as pessoas em público recorrente tanto para a Sakura quanto para o evento.”

Yudi Tamashiro aprende a fazer temaki

Yudi Tamashiro aprende a fazer temaki

Ele ainda falou um pouco sobre o vasto portfólio de produtos da marca, destacando a qualidade do molho shoyu, carro-chefe da Sakura, além do missô, da linha pet em embalagens de 150 ml (que conta com molho de alho, molho inglês e molho de pimenta) e da linha premium de pimentas Bravo, marca que compõe o grupo. Nós provamos e indicamos todos eles!

Mas nem só de comilança vive um homem no Festival do Japão! Ainda tivemos a oportunidade de conhecer outros costumes da cultura oriental. Conferimos danças típicas, o som de músicos japoneses, aulas de culinária — também sob responsabilidade da Sakura — e muito, mas muito cosplay (pessoas que vestem-se exatamente como seus personagens favoritos, só que na vida real)!

Grupo de dança japonesa se apresenta

Apresentação de grupo de dança japonês

Quer saber se gostamos do Festival do Japão 2018? Nós amamos! É uma oportunidade incrível ter acesso a esse universo milenar, tão rico! Então fica a dica: não perca o festival do ano que vem. Combinado?

E se você ficou com vontade de comer comida japonesa por causa dessa matéria, o TudoGostoso preparou uma lista com mais de 120 receitas do país especialmente para você. É só clicar aqui: Especial Comida Japonesa. E se quer conhecer mais da linha de produtos da Sakura, clique aqui.

Confira também:

Além do sushi: saiba mais sobre os 110 anos da imigração japonesa no Brasil

 

Recomendadas
Pela Web