Como descascar abóbora de maneira fácil: confira

Confira como descascar abóbora cabotiá de forma simples e fácil!

Abóbora é um vegetal muito versátil: seu gostinho adocicado cai bem não só em pratos doces, como o doce de abóbora, como também em salgados, como o purê de abóbora e o bolinho de abóbora recheado com carne seca. Porém não importa qual prato você vai preparar: o desafio vai ser sempre abrir e descascar a abóbora. Chega a ser desanimador, né? Como lidar com aquela casca dura? Calma que o TudoGostoso vai te ensinar como descascar abóbora cabotiá de maneira fácil!

Abóbora sendo descascada

Abóbora sendo descascada

Como descascar abóbora de maneira fácil

Escolha a faca certa

Uma faca afiada poupa seu esforço ao cortar o legume e ainda evita acidentes, pois seu corte será mais preciso. Além das dicas de como conservar as facas corretamente, o TudoGostoso também já te mostrou algumas técnicas para afiar a faca. Outro detalhe importante é escolher uma faca que corresponda ao tamanho e peso da abóbora! Como as abóboras cabotiás são grandes, dê preferência às facas grandes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Firmeza na mão

Para cortar, coloque a abóbora com o cabinho virado para cima sobre uma superfície lisa, de preferência uma tábua de madeira grande. Se você ficar com medo de que a tábua deslize, use o truque de colocar um pano de prato por baixo.

Agora, basta fincar a faca na abóbora e cortá-la pela metade, mas sem cortar o cabinho. O cabinho é extremamente duro, e se você tentar cortá-lo, pode correr o risco de quebrar a faca e de você se machucar.

Após fazer isso, com as mãos, puxe as metades para que a abóbora se abra.

Retire as sementes — e reaproveite-as!

Com a abóbora já aberta, utilize uma colher para retirar as sementes. Mas calma, lá: não jogue as sementes fora, não! Elas são riquíssimas de nutrientes e podem ser consumidas assadas, fritas ou até caramelizadas.

Cortando até chegar ao tamanho desejado

Agora é só você ir cortando a abóbora no formato que desejar. Você pode partir as metades em novas metades e, assim, fazer fatias. Dessa forma, os pedaços ficam menores, tornando mais fácil retirar as cascas.

Abóbora cortada em pedaços

Abóbora sendo cortada

Técnicas para amaciar a abóbora

Se você tiver dificuldades para cortar a abóbora crua, você também pode contar com uma fonte de calor para ajudar a amaciar o legume e tornar mais fácil na hora de cortar! Seguem abaixo dois modos de fazer isso:

No micro-ondas: antes de mais nada, é válido verificar se a abóbora cabe dentro do micro-ondas, viu? Comece lavando bem a abóbora, dê uma leve enxugada, coloque-a sobre um refratário próprio para micro-ondas e faça vários furos pela casca com o auxílio de uma faca afiada ou garfo.

Em seguida, leve ao micro-ondas por cerca de 10 minutos e, quando esse tempo acabar, deixe-a ali dentro do aparelho já desligado por mais 10 minutos. Espete um garfo para ver se a abóbora já está macia suficiente. Se não, volte-a ao micro-ondas e vá repetindo o processo por 1 minuto e descansando 1 minuto até chegar à textura desejada. Lembre-se de virar a posição da abóbora no refratário, se necessário. E cuidado: a abóbora vai estar quente, hein! Agora é só cortar com as dicas do início da matéria.

No forno: se a abóbora for muito grande, uma boa solução para amolecer sua casca é o forno! Para aquecê-la, basta lavar bem a abóbora e, em seguida, enxugá-la. Com uma faca afiada, faça pequenos cortes pela casca e, em seguida, leve ao forno preaquecido a 200º C por cerca de 20 minutos. Não ultrapasse esse tempo, pois, do contrário, a abóbora começará a cozinhar — e a gente, na realidade, só quer uma ajudinha extra do calor para descascá-la. Depois é só retirá-la do forno (com cuidado, pois está quente) e cortá-la com as dicas lá do início da matéria.

Abóbora partida ao meio

Abóbora partida ao meio

Recomendadas
Pela Web