Aprenda a amaciar carne de segunda usando refrigerante, abacaxi e outros ingredientes inusitados

Só a carne de segunda está cabendo no bolso? Aprenda a deixá-la tenra e gostosa para fazer na grelha ou brasa. Confira como amaciar a carne com as dicas do TudoGostoso!

Sabia que dá para amaciar a carne de segunda de um jeito bem simples, usando ingredientes do dia a dia que normalmente nem imaginamos que podem ter essa função? Mesmo a carne de segunda, que costuma ser bem mais barata, está com preço altíssimo, então é preciso ser criativo para fazer a carne render, além de aprender a usar os cortes mais baratos também para bife ou churrasco.

E é justamente isso que o TudoGostoso vai te ensinar! Aprenda a amaciar a carne para cozinhá-la de várias formas, inclusive na grelha ou na brasa. Continue a leitura e aprenda a deixar a carne tenra e saborosa!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As carnes de segundo são mais usadas em ensopados, mas podem ser amaciadas para fazer churrasco

Diferença da carne de segunda e de primeira

Carne de segunda é o nome popular para os cortes bovinos mais fibrosos, com mais nervos e colágeno. Esses pedaços são retirados de partes do corpo do boi com musculatura bem desenvolvida por ficar em movimento, como pescoço e tórax, o que torna a carne mais dura.

Para que fiquem macias para comer, esse tipo de carne deve ser cozinhado por um tempo maior sob umidade, por isso são ideais para ensopados. Alguns cortes populares de carne de segunda são acém, costela, paleta e fraldinha.

Já a carne de primeira é a parte mais nobre do boi, com pedaços macios, tenros e mais suculentos. São extraídos de regiões do corpo mais relaxadas do animal,  em que os músculos são individualizados e maiores e, portanto, com menos colágeno.

São ideais para grelhar ou ir para a brasa, já que mantém sua suculência e maciez mesmo após enfrentar o calor seco e forte. Os cortes de primeira mais comuns são picanha, contrafilé, filé mignon, lagarto e patinho.

Aprenda amaciar a carne de segunda com ingredientes inusitados

Aprenda a amaciar a carne com ingredientes inusitados

Você já deve saber que existem no mercado amaciantes de carne industrializados. Mas além de conterem aditivos químicos, não proporcionam um resultado tão bom quanto os métodos que mostraremos abaixo. Veja!

Suco de abacaxi

Sabia que o abacaxi é um dos melhores amaciantes naturais de carne que existe? A fruta tem uma enzima que se chama bromelina, capaz de quebrar outras moléculas. Quando entra em contato com a carne de segunda ,ela age sobre as fibras do corte, partindo-as em partes menores.

Bata a fruta sem casca e com um pouco de água para suavizar o sabor. Não precisa coar, apenas despeje o líquido sobre a carne e deixe de molho por uns 15 minutos. Fique de olho porque se ficar muito tempo a carne pode desmanchar. Depois tempere e cozinhe como de costume. O abacaxi não transfere muito sabor, mas pode deixar um leve gostinho ao fundo. Ainda assim, fica delicioso!

Cerveja

Se você já ama incluir cerveja nos seus pratos, aqui está uma boa notícia: ela é um ótimo amaciador de carne! O modo de preparo é o mesmo: deixe a carne descansar na cerveja por alguns minutos e depois tempere e cozinhe normalmente. Essa técnica deixa um gostinho de cerveja no fundo bem leve, mas que é muito prazeroso de sentir.

Refrigerante de cola

O refrigerante de cola é popular pelo seu uso inusitado em diversas áreas, como para limpeza, para desentupir ralos e até para ajudar na ressaca. Outro uso interessante para ele é amaciar a carne. Se incluir refrigerante na sua receita não for um problema para você, vale a pena experimentar. Assim como os demais líquidos, o refrigerante afeta levemente o sabor, mas nada que prejudique a experiência.

Água com gás

Quer uma opção barata e eficiente para amaciar sua carne? A água com gás é uma ótima opção e ainda conta com um grande diferencial: um sabor mais neutro. Diferentemente dos outros ingredientes citados, a água com gás não deixa vestígios de sabor na carne, então se você quer manter o sabor característico e acentuado do corte, essa é a melhor alternativa.

Veja mais:

Chega de sujar o fogão! Truque surpreendente impede que água de fervura transborde da panela

Como saber se o mel é puro? Veja 5 truques para checar se é mel falsificado

Descubra como conservar o azeite em casa

Recomendadas
Pela Web