Xarope natural: o que é e como fazer em casa

Veja como aliviar os sintomas de resfriados, tosses e alergias com o xaropes naturais, verdadeiros remédios feitos em casa!

Aprenda como fazer xaropes naturais de açúcar.

Xaropes naturais de açúcar são fáceis de fazer, econômicos e muito gostosos!

No inverno, infelizmente é comum o aumento daqueles resfriados chatos acompanhados pela desagradável tosse. Isso sem falar das alergias, que parecem atacar como nunca — principalmente nessa época! Por isso, é sempre bom dar uma ajudinha extra ao organismo, a fim de torná-lo mais resistente à gripe e seus diversos sintomas.

Provavelmente, quando você era criança, ouviu muito dos adultos que “xarope” era um ótimo remédio para combater tosse, dor de garganta, bronquite. E não é que eles tinham razão! A boa notícia é que existem xaropes naturais feitos com frutas e ervas, sendo uma opção mais econômica e, claro, muito mais saborosa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Açúcar e mel atuam preservando o xarope, e claro, dando um gostinho saboroso!

O mel e/ou açúcar ajudam a conservar as propriedades do xarope.

Os xaropes naturais contam com a adição de mel ou açúcar — geralmente mascavo. Este ingrediente adicional é poderoso, pois, além de otimizar a sua consistência, ajudam principalmente a preservar o xarope e as propriedades ativas das frutas e ervas ali utilizadas. Além disso, o açúcar também dá um gostinho a mais para esse “remédio natural”, tornando-o mais docinho e atraente.

Ficou curioso? Vem ver como é fácil preparar estas 5 receitas de xarope natural para dar um jeito na tosse, mas de uma forma bem gostosa!

Xarope natural de abacaxi

Para os fãs do saboroso abacaxi, vai ser fácil combater a tosse. O melhor de tudo é que a receita é bem fácil: basta cortar 1 abacaxi em pequenos pedaços e colocá-los em uma panela junto a 500 ml de mel — ou 2 colheres e meia de açúcar. Coloque para ferver em fogo baixo, e voilá!

Confira a receita do Xarope de Abacaxi.

Xarope caseiro expectorante

Esta é a reunião de vários ingredientes saborosos que vão resultar em um xarope pra lá de bom! Beterraba, limão, cenoura e gengibre, entre outros ingredientes, contribuirão para deixar o xarope cheio de benefícios e pronto para ajudar o seu organismo a se livrar de tosses, resfriados ou alergias, por exemplo.

Surpreenda-se com a deliciosa receita de Xarope caseiro expectorante.

Aposte em beterrabas e cenouras para fazer xaropes naturais.

Beterrabas e cenouras podem render bons xaropes, sendo ótimos aliados contra tosse, por exemplo.

Xarope natural de guaco

Comumente conhecido pelos seus deliciosos chás, as folhas de guaco também podem render um bom xarope. Para quem não conhece a planta, vale a pena experimentá-la — principalmente se estiver resfriado ou com sintomas relacionados à gripe. Junto ao açúcar, água e mel, você vai ver as maravilhas que essa planta medicinal é capaz!

Se encante com os efeitos da receita de Xarope caseiro de guaco e mel para a tosse.

Xarope natural de gengibre

Que o gengibre é um grande aliado do nosso organismo, nós já sabemos. Conhecido também como “expectorante natural”,  esse vegetal não nos deixa na mão quando o assunto é aliviar a tosse e os sintomas dos resfriados. E quando se trata do xarope, combinações podem ser feitas com o gengibre, deixando o resultado saboroso: que tal gengibre com mel ou então gengibre, abacaxi e mel? Hmm, é de dar água na boca!

Xarope natural de cenoura

Pois é, a cenoura continua surpreendendo em todas as suas vantagens nutricionais, trazendo vários benefícios para o nosso organismo. E é por isso que ela rende um ótimo xarope natural, servindo como uma boa aliada na luta contra a tosse, resfriado e seus sintomas. Basta misturar cenoura, limão, 1 colher (chá) de mel e 2 colheres (sopa) de açúcar que estará pronto esse xarope poderoso!

Recomendadas
Pela Web