Você já ouviu falar em “Aquafaba”? Confira o que é e como utilizar!

Conhece a aquafaba? Então confira tudo sobre a “clara em neve” feita a partir do grão-de-bico!

Alternativa vegana para clara em neve

Prepare merengues e suspiros sem utilizar ovos!

Uma novidade culinária tem surpreendido os adeptos da prática vegana e até quem procura por alternativas ao uso de ovos: a clara em neve “fake”! Isso mesmo! Esse ingrediente chamado ‘aquafaba’ é preparado a partir da água do cozimento do grã0-de-bico e pode ser utilizado em receitas clássicas como merengues, suspiros, mousses… E várias outras receitas que levam clara em neve! Isso mesmo, os famosos doces preparados com ovos agora poderão ser feitos com água de grão-de-bico. Estamos cho-ca-dos!

Agora, sem dúvidas, a cozinha vegana está mais completa! Quer aprender a preparar essa maravilha? Então, confira nossa receita e veja a mágica acontecer!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Técnicas de preparo da Aquafaba

1 – Primeiro, cozinhe o grão-de-bico como de costume e separe 3/4 de xícara da água. Ah, claro, o mesmo vale para o grão-de-bico enlatado. Não precisa cozinhar, basta drenar a água da latinha e reservá-la.

2 – Para deixar a clara em neve (ou merengue) ainda mais fofinho, leve o líquido ao fogo e deixe ferver até que se reduza pela metade.

3 – Em seguida, bata o líquido na batedeira até obter uma mistura de merengue. E atenção! A aquafaba não chegará ao ponto de clara em neve se for batido à mão. O processo de “transformação” da água de grão-de-bico em merengue requer muito ar e só a rapidez da batedeira é capaz dessa proeza. Por isso, não se arrisque!

4 – Quando o merengue dobrar de volume, pare de bater, acrescente 1/2 xícara de açúcar e bata vigorosamente até obter a consistência de marshmallow.

Prontinho! Sua clara em neve vegana está prontinha para ser utilizada! Agora, é só soltar a imaginação nas receitas! Quem diria que a água de grão-de-bico daria uma clara em neve tão fofinha?

Recomendadas
Pela Web