Você já foi em uma soparia? Conheça o negócio incrível dessa cozinheira brasileira

A 99Food conta a história da Sabbá que, com todos os ingrediente que tinha, fez mais que uma sopa: fez uma Soparia! Confira a história da Soparia da Sabbá!

Como dizia Simonal, “Nem vem que não tem, nem vem de garfo que hoje é dia de sopa”… E todo dia é dia de sopa na Soparia da Sabbá! Sua vida não teve colher de chá, mas teve tempero e amor de sobra! A paixão da família virou o prato principal dessa história. Sabbá, que desde a infância frequentava o restaurante do seu avô, fez da sua comida preferida o carro chefe do próprio negócio. Ela usou o amor pela cozinha para sustentar seus filhos e seus sonhos, além de fazer o que mais gosta na vida: cozinhar! O projeto Cozinheira & Brasileira – idealizado pelo app de entregas 99Food – vai compartilhar com você receitas caseiras incríveis e que fazem parte da alimentação diária de muitos brasileiros ao longo dos próximos meses. Hoje fomos convidados a contar a história da Sabbá, dá uma olhada!

bowls com sopa e alguns vegetais em volta

Soparia da Sabbá

A paixão pela cozinha que atravessa gerações: o começo de tudo

A paixão pela cozinha e pelo empreendedorismo vem do berço: neta de dono de restaurante, Sabbá guarda memórias do negócio familiar onde a mãe também trabalhava: “minha relação com a cozinha vem desde a minha infância, meu avô tinha um restaurante e minha mãe trabalhava com ele, então eu cresci nesse ambiente”, lembra.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A Sopa da Sabbá: A comida preferida da família que virou negócio

No início de sua vida profissional, ela tinha um emprego formal “eu trabalhei 6 anos em uma loja de departamentos, mas quando eu tive meus meninos, que foram 3, e um pertinho do outro, aí eu decidi começar o meu próprio negócio. Comecei abrindo uma lanchonete, depois consegui abrir um restaurante”, diz. E esse foi o pontapé inicial para concretizar um sonho.

Em Manaus é muito comum encontrar soparias, “a sopa é uma cultura aqui de Manaus”, diz Sabbá. E ela lembra que, antes de montar sua própria soparia, esse era um dos programas favoritos com sua ia sempre com a filha: “a gente gostava muito de sopa, eu e minha filha, que é a minha sucessora. Ela fazia faculdade à noite e a gente sempre ia às soparias após a aula dela”, recorda. Entre as idas às soparias de Manaus, as sopas que fazia em casa e os elogios dos amigos da filha, nasceu o desejo de ter a sua própria versão do negócio: “Eu sempre fazia sopa para os amigos dela e eles sempre falavam pra gente abrir uma soparia. Nessa época eu já trabalhava demais no restaurante, não pensava muito nessa ideia, mas com os elogios e o incentivo deles, fui criando um pensamento. Aí surgiu uma oportunidade de alugar um espaço num local onde sempre quis. Então eu disse: ‘vai ser agora!’. No começo era tudo rústico, mas foi mudando com o tempo”, diz Sabbá, que já comemora oito anos da Soparia da Sabbá.

O negócio se mantém familiar, como nas memórias que traz do tempo do seu avô: “Nós trabalhamos em família. Meus filhos me ajudaram muito. Quando começamos a soparia, eles é que atendiam as mesas, hoje eu tenho 14 funcionários, mas ainda trabalho com meus filhos também”, conta com orgulho. O mesmo orgulho que sente quando lembra do que representa a soparia para ela e sua família “A soparia é tudo pra minha família. Foi de onde eu tirei o sustento para criar meus 3 filhos: um é enfermeiro, a menina é fisioterapeuta e o mais novo é físico-médico”, diz. Com alegria e muito amor, ela diz que não se imagina fazendo outra coisa na vida: “É meu trabalho, é o que eu gosto de fazer, eu amo o que eu faço”.

A 99Food entrega essas e outras comidas cheias de afeto e significados

A Sabbá, que pela receita de uma sopa escreveu o livro da sua vida e da sua família, nos contou como transformou essa paixão no prato principal da sua história. E a 99Food acredita no valor das tradições e das mulheres empreendedoras. O projeto Cozinheira&Brasileira vai trazer histórias e receitas como a da Sabbá e de tantas mulheres brasileiras cheias de força e afeto. Se você estiver em Manaus, aproveite a oportunidade para provar o tempero da Sabbá e um pouco da sua alegria! Mas, se você está longe, também pode encontrar receitas caseiras como as dela no site  www.cozinheirabrasileira.com.br/ e no próprio aplicativo: é só baixar e se deliciar. Confira essas delícias e aproveite para compartilhar bons momentos com as pessoas que você mais gosta!

Recomendadas
Pela Web