Vinho combina com doces? Confira!

Qual vinho ideal para cada sobremesa?

giphy

Vinho e chocolate combinam? Apesar de parecer uma combinação inusitada, a hora da sobremesa pode se tornar uma experiência incrível para os amantes de um bom vinho. Claro que, para apreciar essa experiência de maneira completa, é necessário entender como os doces e os vinhos podem ser harmonizados e, pode acreditar, essa tarefa é bem mais simples do que você imagina!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para entender como deixar esse momento ainda mais gostoso, separamos algumas dicas para você escolher o vinho certo para cada doce e sobremesa. Dá só uma olhadinha!

Primeiro passo: harmonizando os sabores

Antes de tudo, é preciso entender que existe um tipo de vinho para cada nível de açúcar encontrado nas sobremesas e eles precisam sempre andar juntos, em harmonia. Se optar por uma sobremesa leve, sem muito açúcar, opte por um vinho branco e igualmente leve. Para sobremesas mais fortes como, por exemplo, um bolo de chocolate coberto com chocolate… Sobremesa forte? Vinho forte. Os vinhos leves não são compatíveis com sobremesas pesadas e nem sobremesas leves com vinhos de sabores mais marcantes.

Harmonizando com chocolates

A harmonização entre vinhos e chocolates não é um bicho de sete cabeças, mas precisa seguir algumas regrinhas. Por exemplo, se você comer um chocolate escuro, prefira combiná-lo com vinho tinto. Se quiser comer chocolate branco, opte por harmonizar com vinho branco. Uma boa dica também é seguir a ordem de cores. Comece a degustar primeiro os chocolates brancos e vá passando para os mais escuros, até chegar ao meio amargo, aos poucos. Com isso, seu paladar vai se adaptando com a mistura entre vinhos e chocolates começando pelos mais suaves até chegar às combinações mais intensas.

O vinho correto para sobremesas com frutas

Os espumantes são os mais pedidos para harmonização de sobremesas frutadas, principalmente as com frutas cítricas, por serem leves e acentuarem ainda mais o sabor dessas sobremesas. Pode misturar sem medo de errar! O resultado é surpreendente.

Sobremesas que levam leite e ovos

Você que ama sobremesas e não quer abrir mão de uma boa tacinha de vinho, está indo pelo caminho certo! Sobremesas tradicionais, como o pudim de leite e creme brûlée, podem ser facilmente combinadas com vinhos tintos. Eles não roubam a cena da delicadeza dessas sobremesas e deixam todos os sabores alinhados.

32698431

O creme brûlée casa perfeitamente com vinhos tintos

Vinho e café? Eles combinam?

Claro que sim! Podemos destacar algumas sobremesas específicas como o frapuccino e o tiramissu, que levam café em seu preparo, casam bem com vinhos mais encorpados e que tragam ao paladar a lembrança do amargor do café. Nesse caso, o vinho marsala se comporta bem e vai trazer uma harmonização incrível.

Recomendadas
Pela Web