Como manter o corpo hidratado no verão: 10 alimentos que podem te ajudar

O verão já deu as caras e, com ele, as altas temperaturas podem fazer as pessoas transpirarem mais do que o normal. Para evitar uma desidratação, é essencial se alimentar corretamente e buscar consumir mais água nos dias mais quentes.

O verão é época de pegar sol, curtir uma praia, piscina, mas também de manter os cuidados com a hidratação do corpo. Com as temperaturas elevadas, é importante estar atento à ingestão de água e investir em uma alimentação mais leve e saudável, como as frutas, legumes e verduras. Para ajudar os leitores do TudoGostoso a entenderem mais sobre as questões do verão, como manter a hidratação do corpo, a nutricionista e ortomolecular Danielle Nielsen tira as principais dúvidas, fala sobre os 10 alimentos que ajudam a hidratar o corpo e ainda dá duas receitas para fazer no verão. Confira a seguir!

Verão: água de coco em uma mesa rústica

Confira quais são os 10 alimentos mais importantes para manter a hidratação no verão

Quais são os 10 alimentos que ajudam a manter a hidratação no verão?

Além da água, dos chás e dos sucos, vale investir em frutas, legumes e verduras ao longo do dia, pois eles possuem alto teor de água e são ricos em sais minerais e vitaminas, contribuindo, dessa forma, para uma boa hidratação, para o bom funcionamento do intestino e para a prevenção de patologias.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Veja os 10 alimentos que ajudam a manter a hidratação do corpo, de acordo com a nutricionista Danielle Nielsen

Melancia

Ela é uma fruta com muita água que ajuda o corpo a desinchar. Além disso, ela promove uma pele bem hidratada e jovem.

Laranja

Ela é rica em vitamina C, por isso ela é antioxidante e rejuvenescedora. Essa fruta previne o envelhecimento precoce do corpo.

Melão

Possui alto teor de cálcio, magnésio e vitamina C. Ela fornece grande quantidade de líquido, sendo essencial para a hidratação do corpo.

Tangerina

Essa fruta é rica em vitamina C, potássio e fibras. Em sua composição, ela tem 90% de água, ajudando na hidratação no verão.

Morango

Ela também é rica em vitamina C e possui mais de 90% de água em sua composição, sendo uma aliada na hidratação.

Verão: copos com sucos

No verão, é ideal consumir mais sucos de frutas

Alface

Possui ação antioxidante e previne o envelhecimento da pele. Além disso, a alface ajuda a regular o açúcar no sangue, ajuda na saúde dos olhos, mantém a saúde dos ossos, entre outros benefícios.

Espinafre

O espinafre é rico em vitaminas A e C, e eles são ótimos para evitar o ressecamento do couro cabeludo.

Repolho

Ao consumi-lo, o seu corpo absorve cálcio, ácido fólico, magnésio, ferro, manganês, potássio, vitaminas A, B, C, E e K. Ele ajuda a nutrir os cabelos, deixando-os mais sedosos e brilhosos.

 Pepino

Por conta de sua alta composição de água, o pepino ajuda na hidratação e reposição de água da estrutura dos fios dos cabelos e do corpo.

Abobrinha

Ela ajuda a manter o intestino hidratado e ajuda no melhor funcionamento dele.

Verão: alface e espinafre em um prato

Confira como a alimentação pode ser aliada no verão

Por que a hidratação do corpo e da pele são tão importantes?

A água é essencial para a vida. Ela constitui a maior parte do nosso corpo, cerca de 70%, podendo variar conforme a idade e o sexo da pessoa. Por isso, é importante se manter hidratado para o bom funcionamento do organismo, já que a água possui diversas funções, como regular a temperatura do corpo, desintoxicá-lo, melhorar a circulação, transportar nutrientes, auxiliar no metabolismo, prevenir doenças renais e deixar a pele mais bonita e hidratada.

Como uma pessoa pode perceber que está desidratada?

Sentir sede já é um sinal de que seu corpo está desidratado. Por isso, é possível ficar atento aos sinais que o corpo dá, como: mau hálito, constipação, retenção de líquidos, falhas no sistema circulatório, cansaço excessivo, déficit de memória, entre outros.

** Ao notar qualquer um dos sintomas, lembre-se de consumir mais água e para esclarecer qualquer dúvida sobre um sintoma, procure por um médico.

No verão, como manter a hidratação?

É importante estar atento à ingestão de água. Recomenda-se ingerir cerca de 35 ml de água por quilo de peso corporal ao longo do dia. Além disso, invista em alimentos ricos em água, como frutas e legumes e diminua o consumo de sal, de temperos industrializados e evite consumir bebida alcoólica. Veja 5 dicas para beber mais água ao longo do dia!

Você tem alguma receita para manter a hidratação do corpo no verão? Pode nos indicar?

Sim, tenho várias receitas. Vou passar duas. A primeira é um suco com melancia, laranja e pepino. A segunda é uma receita de água saborizada. Confira os benefícios da água saborizada!

Confira como fazer o suco de melancia, laranja e pepino

Verão: na mesa frutas e legumes para preparar um suco

Confira como manter a hidratação no verão com esse suco de melancia, laranja e pepino

Para fazer esse suco, você precisará de 1 fatia M de melancia, suco de 2 laranjas, 3 rodelas P de pepino, 100 ml de água ou água de coco. Depois de separar todos os ingredientes, agora bata tudo no liquidificador e consuma imediatamente.

Veja como preparar a água saborizada

Verão: dois copos com água, limão e hortelã

Aprenda como se manter hidratado no verão com a água saborizada

Para fazer a água saborizada, você precisará de: 1 litro de água, 5 cubos de melancia, 6 folhas de hortelã e 1 limão. Em um recipiente, coloque todos os ingredientes. Não adoce! Coloque na geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir. Consuma a água saborizada ao longo do dia.

Saiba mais: 

5 alimentos que ajudam na hidratação do corpo

35 sobremesas geladas para espantar o calor

Recomendadas
Pela Web