Vegetais ricos em proteínas: veja como incluí-los na sua alimentação

Viemos te mostrar que a proteína também pode vir de alimentos de origem vegetal, garantindo um prato saudável, saboroso e recheado de benefícios!

Feijão, ervilha, soja, aveia... a proteína também está nos alimentos de origem vegetal - e não só animal!

Feijão, ervilha, soja, aveia… a proteína também está nos alimentos de origem vegetal – e não só animal!

Engana-se quem pensa que a fonte de proteína se restringe apenas aos tradicionais alimentos de origem animal, tal como carne, peixe, leite, ovos e derivados. Viemos aqui para te mostrar que as proteínas podem ser encontradas em outros alimentos, tais como os de origem vegetal! Ou você pensou que os adeptos do vegetarianismo ou veganismo ficavam sem essa substância essencial para o funcionamento do organismo?

Quem é vegetariano ou vegano pode adotar vegetais ricos em proteína para o seu cardápio, de forma com que não falte a quantidade necessária de proteína para o desenvolvimento das atividades do corpo. Além disso, as opções de alimentos de origem vegetais são tantas que podem resultar em combinações saborosas e saudáveis, que ajudam a controlar o nível de colesterol e, inclusive, a perder peso.

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Ficou curioso para saber quais são os vegetais poderosos em proteínas, estas que vão trazer diversos benefícios para a sua alimentação e sua saúde? Então pega seu caderno e anota aí!

O bom e velho feijão

Provavelmente esse ingrediente já deve fazer parte das suas refeições. O feijão não só é saboroso (ainda mais se feito com temperos naturais), como é uma rica fonte de proteínas. Por possui várias cores, procure dar preferência aos feijões pretos e vermelhos, que são os que contém maior quantidade de proteínas. Você pode consumir seguindo a clássica dupla, combinando o feijão com o arroz e potencializando a ação da proteína no organismo, ou fazendo saladas e caldos deliciosos e nutritivos.

 Soja, uma fonte de proteína que nunca te abandona nos cardápios

A soja tem grande presença na alimentação de vegetarianos, tendo uma imensa variedade de receitas que o levam como ingrediente. Além disso, a soja não só é rica em proteínas, como também contém substâncias que aliviam os sintomas da menopausa.

Inclua a quinoa nas suas refeições, um “supergrão” para um super prato

Já sabemos o quanto a quinoa é especial pela quantidade de benefícios que ela traz! Além da imensa quantidade de nutrientes, ela é rica em proteína, podendo ser inclusa na alimentação através de saladas, molhos, caldos e outras opções. E é sempre válido lembrar que ela não possui glúten em sua composição, sendo um ingrediente permitido para quem possui doença celíaca (intolerância ao glúten).

A aveia é uma opção nutritiva, saborosa e versátil para ser inclusa na sua alimentação

Opções é que não faltam para você incluir a aveia nas suas refeições: seja em farinha, flocos ou farelo, a aveia é uma importante fonte de proteínas. Como na maioria dos casos, é aconselhável que se coma a aveia crua, pois dessa forma ela manterá suas propriedades nutritivas. Além disso, a aveia possui diversos benefícios, dentre eles o controle do colesterol.

As proteínas e outros nutrientes da lentilha vão te convencer a não comê-la apenas no ano novo

Essa é a deixa para você largar o pensamento de que a lentilha é para ser consumida apenas no ano novo! Essa leguminosa possui um alto nível de proteína e várias razões que vão te convencer a adotá-la para o dia a dia: regula o intestino, ameniza os sintomas da TPM, controla a glicose, dentre diversos outros benefícios.

Grão-de-bico é uma boa pedida para quem quer uma alimentação rica em proteínas e que proporcione bem estar

Podendo ser adicionada na salada, ou utilizada até mesmo ser consumida em forma de farinha – para os que não são muito fãs -, o grão-de-bico é uma grande fonte de proteínas. Utilizado principalmente na culinária árabe, ele também é um ingrediente que traz a sensação de bem estar, dando motivos de sobra para fazer parte do seu cardápio!

Pura proteína, a ervilha cai bem em diversas receitas

Ok, nem todo mundo é fã de ervilha. Porém, a quantidade de proteína presente nela é altíssima, sendo difícil dizer não. Por isso, invista em receitas que levem ervilha – como caldos, patês, saladas – e faça combinações com outros ingredientes dessa lista, intensificando a ação das proteínas no organismo.

Chia é um prato cheio: proteínas e nutrientes que protegem seu organismo – e ainda te dão energia

Se ela não fazia parte do seu cardápio, o conselho é que você inclua desde já! Isso porque a chia é uma fonte de proteínas poderosíssima, servindo também como fonte de energia, de equilíbrio do açúcar no sangue. Você pode adotá-la na alimentação através de saladas, sucos, dentre outras opções.

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