Utensílios de cozinha de madeira: como conservar?

Quer conservar seus utensílios de madeira por muito mais tempo? Então vem conferir as nossas dicas!

Na hora de montar a sua cozinha, você pensa em todos os utensílios básicos, porém indispensáveis para a sua vida, não é mesmo?  E para isso, os objetos de madeira com certeza, estão na sua lista.

A madeira é um material muito utilizado na cozinha e está presente em diversos utensílios: tábuas, colheres, moedores, soquetes etc. Porém eles são, constantemente, condenados por serem nocivos à saúde, isso porque a madeira é mais porosa e mais propensa a acumular germes e bactérias. Mas se você seguir alguns cuidados, pode aumentar até o tempo de uso de seus utensílios sem nenhuma preocupação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Então, para ter sempre uma cozinha equipada, prática e livre de qualquer contaminação, vem conferir algumas dicas de como manusear e conservar os seus utensílios de madeira.

Utensílios de madeira

Limpando com água sanitária – Para higienizar os utensílios, deixe-os imersos de 15 a 20 minutos em uma mistura de 2 xícaras (chá) de água quente, 1 colher (sopa) de água sanitária e 1 colher de bicarbonato de sódio. Não deixe de molho por muito, tempo pois ele absorve muita água, fazendo com que apodreça mais rápido. Você também pode utilizar uma receita caseira de limão com uma parte de limão e três de azeite. Você verá que eles ficarão limpinhos e livre de qualquer odor!

Nunca guarde molhado! – Depois de lavar as suas peças, espere secar totalmente antes de guardar. Guardar madeira úmida abre espaço para o mofo se proliferar e nós não queremos isso. Portanto, tenha paciência e espere a madeira ficar bem sequinha para guardá-la em ambientes secos e arejados.

Hidrate a madeira – Para fazer com que os seus objetos de madeira durem mais tempo, um truque infalível é sempre deixá-los bem hidratados. Quando você perceber que a madeira está ficando ressecada, passe um pouco de óleo mineral ou azeite. A madeira absorve o óleo e se mantém hidratada e bonita por muito mais tempo!

Troque as colheres – No caso das colheres de pau, é recomendável ter pelo menos duas em casa: uma para pratos doces e outras para salgados. Isso porque a madeira costuma absorver o sabor de alimentos e você pode acabar transferindo o gosto de um para o outro, comprometendo o resultado final do seu prato. O mesmo vale para as tábuas de corte: nada de fatiar uma carne e logo depois querer cortar frutas nessa mesma tábua. Portanto além de higienizar corretamente, é necessário separar os utensílios.

Tempo de uso – Os utensílios de madeira devem ser descartados quando começarem a ficar com aparência escura e quando começarem a amolecer. Isso é um sinal de que a madeira apodreceu e não há mais jeito de reaproveitá-a-la. Geralmente isso ocorre após 6 meses de uso. Portanto fique de olho no tempo de uso e troque de 6 em 6 meses para evitar qualquer contaminação.

Recomendadas
Pela Web