Tudo sobre a dieta do refluxo

Alimentos ideais e perigosos para quem sofre de refluxo!

Quais alimentos são aliados e quais são perigosos para quem sofre com refluxo?

Alguns alimentos são aliados de quem sofre com refluxo, como é o caso do salmão

Quem sofre de refluxo gastroesofágico sabe muito bem como a sensação de desconforto e queimação pode incomodar. O refluxo se desenvolve quando os ácidos do estômago, que deveriam seguir o fluxo para a digestão dos alimentos, sobem para o esôfago, causando uma sensação forte de queimação.

O principal tratamento para esse mal tem muito a ver com o nosso cardápio. Ter uma alimentação regrada pode prevenir e tratar o refluxo de maneira natural e saudável. Confira quais são os alimentos que contribuem para a melhora desse problema e quais devem ser eliminados do seu menu!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Alimentos que precisam ser evitados por quem sofre com refluxo

Pimenta – A inimiga número um do estômago irritado é sem dúvidas a pimenta. Ela aumenta a acidez do estômago e pode duplicar as chances de um refluxo acontecer. Corra das pimentas!

Chocolate – Não chore, mas o chocolate é um verdadeiro estimulante para o refluxo, ao contrário da alfarroba, que pode ser consumida sem culpa.

Refrigerantes e bebidas com gás – O gás presente nas bebidas gaseificadas podem aumentar a pressão dentro do estômago, o que aumenta consideravelmente as chances de um refluxo acontecer. Evite!

Frituras – Gorduras em geral, frituras e até mesmo carne de porco, estimulam o estômago e a possibilidade de um refluxo acontecer é grande. Isso porque quanto mais gorduras consumimos, mais tempo ela fica armazenada em nosso estômago e, com isso, a produção de ácido fica a todo vapor. Ponto negativo para as frituras!

Bebidas alcoólicas – Álcool em excesso nunca é legal, principalmente para o seu estômago! Em grandes quantidades, o álcool pode irritar seu estômago e fazer um estrago!

Cardápio ideal para evitar e prevenir o refluxo

Banana – Nem todas as frutas são bem-vindas no seu menu. Aposte em frutas pouco ácidas como a banana, o melão e a pera. Além de não provocar refluxos, a banana é rica em proteínas, potássio e vitaminas!

Peixes e frutos do mar – Ao contrário da carne de porco, os frutos do mar não irritam seu estômago e podem ser consumidos à vontade, desde que não sejam fritos! Lembre-se que as frituras precisam ficar longe da sua alimentação. Prefira peixes assados e cozidos.

Vegetais – Vegetais com coloração verde, em absoluto, podem ser consumidos à vontade por quem sofre de refluxo.

Aveia – Riquíssima em fibras, a aveia é o alimento ideal para quem quer prevenir os refluxos que surgem geralmente após as refeições. Além de nutritiva, a aveia traz sensação de saciedade e pode ser consumida com frutas, vitaminas… Uma excelente opção de café da manhã!

GengibreO gengibre é um alimento famoso por suas propriedades anti-inflamatórias e pode ser um aliado na dieta para refluxos. Mesmo já sendo utilizado para tratamentos estomacais, o gengibre precisa ser consumido com moderação!

Recomendadas
Pela Web