Tipos de laranjas e como usá-las

Entenda as principais diferenças entre cada tipo de laranja e como consumi-las!

Como consumir laranjas

Descubra as principais diferenças entre diversos tipos de laranjas!

Você sabe quais são as principais diferenças entre as laranjas? Existem centenas de tipos, a variedade é incrível, mas a verdadeira e principal diferença entre todas elas é só uma: o sabor. Isso por que mesmo dividida entre tantos estilos, as laranjas são “derivadas” de apenas duas espécies: a citrus aurantium (laranjas mais azedas e ácidas) e a citrus sinensis (laranjas mais adocicadas).

Quer conhecer um pouco mais sobre a variedade de laranjas espalhadas pelo Brasil? Então vem conferir a nossa listinha!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Laranja-pêra

É fácil identificar a laranja-pêra entre muitas, já que ela é menor que as demais e possui um formato um pouquinho mais alongado. Por fora, a laranja é bem lisinha, e por dentro super suculenta. Ideal para preparo de sucos por ter um sabor suave e docinho, com pouca acidez.

shutterstock_450305629

A laranja-pêra é excelente para o preparo de sucos!

Laranja-Bahia

Popularmente conhecida como laranja-de-umbigo por possuir uma pequena saliência em sua casca, que é super alaranjada. Elas não possuem sementes e podem ser consumidas ao natural ou como acompanhamento em pratos tradicionais como a feijoada.

Laranja-Lima

A laranja-lima é a mais indicada para o começo da alimentação com frutas de bebês por não ter nenhuma acidez. Ela é fácil de consumir por possuir um sabor leve e bem adocicado. Na hora de escolher a laranja-lima no supermercado, opte pelas mais firmes e brilhantes.

Laranja da terra

Conhecida por seu sabor ácido e polpa suculenta, a laranja da terra também é reconhecida por seu tamanho pequeno e achatado. A fruta também é conhecida por seus poderes medicinais, já que é muito utilizada como expectorante! Legal, né? Para consumi-la, aposte em geleias, compotas e sucos!

shutterstock_543450178

A laranja da terra também pode ser utilizada como um poderoso expectorante!

Laranja-seleta

A laranja-seleta é mais uma do time das “ácidas e docinhas”. Ela possui o equilíbrio entre o sabor azedo e doce e pode ser consumida tanto ao natural, quanto incorporada à receitas, como um delicioso bolo de laranja.  A laranja-seleta possui uma casca amarelo-claro e uma poupa super suculenta. Ui, deu até água na boca!

Laranja barão

A laranja barão possui um formato muito semelhante ao da laranja-pêra, igualmente pequena e a casca laranja claro. É preciso atenção para não confundi-las! Perfeita para preparações culinárias como ingrediente em receitas caseiras por ser suculenta e razoavelmente adocicada.

Recomendadas
Pela Web