Tipos de açúcar: características e principais benefícios

Conheça diferentes tipos de açúcar e motivos para amar ainda mais essa delícia!

Conheça alguns tipos de açúcar

Diferentes tipos de açúcar e suas propriedades!

O açúcar branquinho e refinado é indispensável e o mais popular na cozinha brasileira. Utilizado para adoçar o cafezinho, preparar sobremesas, deixar sucos mais docinhos… Esse alimento tem mil e uma utilidades! E, mesmo sendo tão popular, o refinado é apenas um dos diversos tipos de açúcar! Orgânico, demerara, mascavo, cristal, trimoline… Existe uma variedade de adoçantes produzidos a partir de diferentes matérias primas. Quer conhecer um pouco mais sobre eles? Então, dá só uma olhadinha na nossa lista e veja qual é o melhor tipo para você!

Açúcar refinado

Começamos nossa lista com o açúcar mais amado e utilizado na cozinha, além de ser o mais fácil de encontrar nas prateleiras de qualquer supermercado. Como o próprio nome já diz, os grãos desse açúcar são super finos e fáceis de serem incorporados a receitas, já que podem ser dissolvidos com maior facilidade! Vai preparar uma sobremesa? Esse é sem dúvidas o adoçante indicado! O único revés desse açúcar é que alguns produtos químicos são adicionados em sua fabricação para que ele fique com a aparência bem branquinha e, com isso, ele acaba perdendo suas principais vitaminas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Trimoline (ou açúcar invertido)

É super fácil identificar esse açúcar, já que sua aparência é super diferente dos demais! Ele possui uma textura semelhante a um xarope, bem denso e incolor. Para obter essa consistência, o trimoline passa por alguns processos de preparo utilizando a sacarose, que é o açúcar tradicional em sua forma mais pura. Ele é elevado a altas temperaturas e misturado com água até chegar ao ponto de xarope. Por ter essa consistência mais firme, o trimoline é bastante utilizado no preparo de doces e balas, atuando como uma espécie de conservante natural e evitando que alguns doces cristalizem.

Açúcar demerara

Esse açúcar é conhecido por possuir um sabor mais intenso que os demais e também por ser um dos mais saudáveis, já que ele não recebe nenhum aditivo químico durante sua composição. A aparência também se difere dos demais: o açúcar demerara possui uma cor mais caramelo e amarronzada, já que é basicamente produzido a partir do melaço da cana. Mesmo sendo mais difícil de se dissolver do que o açúcar refinado, o demerara é super indicado para o preparo de massas como pães caseiros.

Açúcar refinado e açúcar demerara

O açúcar demerara possui uma cor mais escura que a do açúcar refinado!

Açúcar orgânico

O açúcar orgânico é disparado o mais saudável! Isso por que nenhum tipo de agrotóxico é utilizado em seu plantio e nenhum ingrediente químico e artificial é utilizado em seu preparo. Mesmo considerado 100 % natural desde seu plantio e super saudável, não quer dizer que ele pode ser consumido sem freios, viu? Ele é uma opção saudável para substituir o açúcar refinado para o consumo do dia a dia!

Açúcar impalpável

Com a textura bem semelhante ao açúcar refinado, o açúcar impalpável consegue ser ainda mais fino, graças a adição de amido de milho em sua fabricação. O amido impede que o açúcar impelote, retirando toda a umidade encontrada no açúcar! Ah! E a melhor notícia está por vir: você pode fazer essa maravilha em casa! Primeiro, adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho para cada xícara de açúcar de confeiteiro utilizada. Bata tudo muito bem no liquidificador e armazene em um pote bem vedado!

Recomendadas
Pela Web