Tempo de forno dos principais pratos caseiros

Confira o tempo de forno de receitas tradicionais e outros truques!

Controlando o tempo de forno

Você sabe o tempo ideal de preparo de receitas tradicionais?

Uma das dúvidas mais frequentes dos iniciantes na cozinha não tem nada a ver com ingredientes, modo de preparo ou porções, e sim o tempo de forno.

Se situações como “a receita indica 20 minutos de forno mas meu pão só cresceu depois de 40 minutos!” ou “30 minutos era o indicado, mas em 10 minutos meu bolo queimou todinho!” são super frequentes, está mais que na hora de começar a entender melhor como “administrar” seu forno e entender como o tempo faz toda diferença na execução de suas receitas. Dá só uma olhadinha nas nossas dicas e confira o tempo de forno dos mais famosos pratos caseiros!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cada forno é um forno

A primeira dica, talvez a mais importante de todas, é que cada forno trabalha de uma maneira. Isso mesmo, cada forno é um forno e quase sempre o tempo indicado nas receitas são apenas referências para o preparo. Com a prática, você começa a regular de cabeça a duração de algumas receitas de acordo com a frequência em que ela é elaborada. Por exemplo: se você preparar um bolo para o qual é indicado assar por 30 minutos e, mesmo depois do tempo marcado, ele não crescer, anote em um caderno quanto tempo exato ele precisou para ficar pronto, assim como o ajuste da temperatura. Nas próximas vezes, você terá a referência de como deu certo e o que não deu certo. Cada fogão é um fogão, não esqueça dessa dica!

Xô curiosidade!

Se você é aquela pessoa que coloca um bolo no forno e não aguenta nem 5 minutos para ver se já cresceu ou não, respire e mantenha a calma! Não importa se sua receita precisa de 1 hora para ficar pronta, nunca abra o forno antes de 30 minutos contados. E mesmo depois desse tempo limite, abra apenas se for extremamente necessário! Esse abre e fecha do forno pode atrapalhar a preparação de sua receita e estragar tudo.

Preaqueça o forno

Não importa a receita, o modo de preparo… Preaquecer o forno por pelo menos 5 minutos antes de levar a receita ao fogo é essencial. Geralmente, é indicado a temperatura média (180° C), mas é legal conferir nas instruções da receita, já que cada caso é um caso.

Temperaturas e tempo de forno de receitas tradicionais

Bolos: A temperatura mais utilizada no preparo de bolos é 180° C e o tempo de forno é de aproximadamente 40 minutos.

Pães: Para o preparo de pães, o ideal é manter o forno a 200° C e acompanhar o crescimento da massa entre 25 e 30 minutos. Lembre-se sempre de preaquecer o forno, viu?

Tortas: Assim como os pães, as tortas levam 30 minutos para ficarem prontas e a temperatura de forno é de 200° C.

Pudim: Os pudins demandam um tempo de forno bem maior: precisam de 1 hora até 1 hora e 30 minutos para ficarem prontos. A temperatura de forno também é mais elevada, 220° C.

Recomendadas
Pela Web