Temperos: aprenda como utilizá-los na preparação de cada tipo de prato

Aprenda como utilizar especiarias e ervas frescas na gastronomia!

shutterstock_577601638

A culinária nos oferece uma infinidade variadíssima de temperos que transformam a comida trazendo cor, perfume e, principalmente, sabor!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tão importante quanto o modo de preparo, os temperos e condimentos, quando utilizados da maneira certa, transformam qualquer refeição e trazem novas sensações ao paladar, aguçando os sabores e transformando a prática de comer em uma experiência surpreendente!

Com tantas opções no mercado, é preciso conhecer bem o sabor e utilidade de cada tempero, como misturá-los e combiná-los, a quantidade certa que deve ser utilizada e qual tempero casa melhor com qual proteína, vegetal, legumes.

Quer entender qual é o melhor tempero para cada tipo de comida? Então, confira nossa lista!

Curry

Esse condimento possui um sabor marcante e inconfundível e leva em sua composição ingredientes que, na dosagem correta, deixam o prato perfumado e picante na medida certa. Os ingredientes do curry são: pimenta preta, pimenta da Jamaica, pimenta calabresa, coentro, feno grego, açafrão, fubá, noz-moscada e canela. Perfeito para temperar carnes, o curry deve ser utilizado com atenção para não exagerar na dose! Que tal experimentá-lo no preparo de bifes, carne moída ou frango?

shutterstock_615824933

O curry acentua o sabor da carne e fica uma delícia!

Noz-moscada

Mais um tempero ideal para carnes e que também precisa ser utilizado com moderação, já que possui um sabor bastante acentuado. Além das carnes, a noz-moscada traz um sabor e perfume especial para receitas á base de leite como molhos feitos com queijo, molho branco, purês e pode temperar vegetais como batatas, cebola e até a couve-flor.

Gengibre

O gengibre é uma raiz famosa por trazer um sabor único a comida! Na cozinha, ele é popularmente utilizado em sua versão moída por ser mais prática, versátil e concentrada. Seu sabor picante é ideal para a preparação de frangos, carnes ensopadas, peixe assado e até na preparação de legumes e vegetais. O gengibre também é bastante popular no preparo de doces! Já ouviu falar nos biscoitos de gengibre? Uma pitadinha no preparo de pães de mel também é super bem-vinda!

Coentro

Ai, ai… As ervas frescas possuem aromas maravilhosos e dão vida a qualquer prato! E não poderia ser diferente com o queridinho dos frutos do mar: o coentro! Muito utilizada na preparação de peixes, também dá um “levante” em pratos comuns como o feijão preto e pode até ser consumido com moderação em saladas frescas. Pois é, reforçamos a ideia de “com moderação” por que o coentro é uma erva com personalidade marcante que pode roubar facilmente a cena de qualquer prato se não for utilizado com a dosagem certa!

Moqueca de peixe

O coentro também é um ingrediente fundamental no preparo da moqueca!

 

Alecrim

Se você conhece o preparo de batatas assadas com raminhos de alecrim, sabe bem que, quando retiradas do forno, as batatas exalam um aroma incrível providos dessa erva tão poderosa! E para obter esse aroma, não é necessário exageros: dois ramos já são suficientes para temperar frangos, carne de porco e até mesmo, por que não, cordeiro assado! Por ser uma erva um pouco mais dura que as outras, o alecrim pode ser picado em pequenos e finos pedacinhos para que não traga problemas na hora de apreciar o prato.

Salsa

Salsa ou salsinha para os íntimos, essa é uma das ervas mais versáteis de nossa lista! Muitas vezes confundida com coentro, ela é logo identificada por seu sabor delicado, bem diferente do coentro. Perfeita para o preparo de batatas, ensopados, carnes, legumes, peixes (especialmente os de água doce) e bolinhos salgados como os de bacalhau. Já o talo pode ser picado em pequenos pedaços e utiliza-do para aromatizar caldos como o caldo verde.

Recomendadas
Pela Web