Substituir ingredientes: truques para fazer receitas mais saudáveis

Quer algumas dicas de como substituir alimentos e manter uma alimentação mais saudável? Então confira as nossas dicas!

Substituição de alimentos

Aprenda a fazer substituições muito mais saudáveis e benéficas à saúde

Está em busca de uma alimentação mais saudável e não aguenta mais utilizar ingredientes que só fazem mal à saúde e não te ajudam a manter o peso? Saiba que não é preciso se desesperar, você pode substituir os ingredientes e fazer receitas igualmente deliciosas! Então se você quer uma vida mais balanceada ou até precisa restringir alguns alimentos da sua dieta, dá uma olhada nas nossas dicas e prepare receitas maravilhosas com alimentos que só irão trazer benefícios à sua saúde.

Substitua a farinha branca por farinhas integrais

A farinha branca é super versátil e muito utilizada no nosso dia a dia, fazendo parte de pães, massas, biscoitos e muitos mais. Porém, cuidado! Esse ingrediente pode ser um vilão para a nossa saúde. A farinha branca refinada é pobre em fibras e nutrientes e seu consumo em excesso pode trazer aumento de peso e alterações no nível de insulina no organismo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Portanto vamos substitui-la! Para isso, você conta com uma extensa gama de opções: farinha de trigo integral, farinha de arroz, linhaça, banana verde, coco, amêndoas, etc. E você ainda pode fazê-las em casa e garantir um alimento muito mais nutritivo. Mas atenção: as farinhas podem agir de maneira diferentes em uma receita. Por exemplo: farinhas de linhaça, castanhas e amêndoas são mais pesadas e devem ser usadas com moderação. Portanto, se preferir, comece usando uma parte de farinha de trigo branca e outra de sua escolha. Faça o teste e surpreenda-se!

Há outras opções para adoçar as suas receitas

Quando se trata de açúcar, sabemos que o refinado não é dos melhores. Esse tipo de açúcar ao passar pelo processo de refinamento acaba perdendo todos os seus nutrientes e se torna um alimento nocivo ao funcionamento do organismo. Para se livrar do açúcar refinado, você pode substituí-lo por ingredientes mais saudáveis que irão adoçar os seus pratos da mesma maneira e ainda deixá-lo muito mais nutritivos e gostosos. Você pode utilizar: açúcar mascavo, orgânico, de coco, açúcar demerara e até o tão querido mel de abelha.

alternativas ao leite de vaca

Há diversas alternativas ao leite de vaca, escolha a sua preferida!

Experimente outras alternativas ao leite de vaca

Se você tem intolerância à lactose, a proteína do leite, ou apenas quer uma alternativa para esse alimento, saiba que substituir o tradicional leite de vaca é mais simples do que você imagina. Os leites de origem vegetal são muito eficientes na hora de substituir os laticínios, trazendo vantagens no processo de emagrecimento e ganho de massa magra, além de serem grandes fontes de proteínas. Portanto substitua o leite de vaca por leite de aveia, arroz, soja, amêndoas, inhame, coco (mais uma vez!) e cânhamo que também podem ser feitos na sua própria casa. Em receitas de sobremesas, esse alimento pode ser substituído pelos leites vegetais, por sucos de frutas e até mesmo por água.

Manteiga ghee: uma ótima substituição

Você sabia que também pode substituir a manteiga, e não é por margarina? Isso mesmo, na hora de substituir esse ingrediente super gorduroso, você pode optar pela manteiga ghee. Ela é uma manteiga clarificada, sem lactose e sem as toxinas da manteiga comum. Muito utilizada na culinária indiana, a ghee é uma opção muito mais benéfica à saúde, pois passa por um processo de clarificação onde toda a lactose e sal são retirados. Ela também contém vitamina A e um sabor acentuado que fica uma delícia em diversas receitas. Mas nada de exageros, já que ela continua sendo um alimento com gorduras. Equilíbrio é sempre o segredo da alimentação saudável!

Recomendadas
Pela Web