Sem rouquidão: alimentos que ajudam a proteger suas cordas vocais

Sabemos o quanto a rouquidão é ruim, trazendo desconfortos que vão desde o simples ato de falar até irritações. Mas separamos alguns alimentos que podem aliviar essa sensação e proteger sua garganta!

Maçãs com cascas são ideais para quem quer aliviar a rouquidão.

Maçãs com casca são grandes aliadas para retirar as impurezas da gargante e aliviar a rouquidão.

Convenhamos: é difícil lidar rouquidão. Além de causar uma sensação de agonia por não conseguir soltar a voz e se expressar em um som audível, ela também causa um desconforto na garganta, com uma dorzinha chata que desejamos nunca ter que passar.

São vários os motivos que podem causar rouquidão, indo desde inflamações, alergias e estresse até fatores do dia a dia – como abuso da voz ou até mesmo um frio intenso, afinal, “choques térmicos” não são bem recebidos pelo organismo. Mas é sempre bom prevenir desde já para evitar que o incômodo se reforce e acabe se transformando em algo mais sério.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por isso, viemos aqui trazer soluções fáceis e práticas que vão aliviar esse desconforto, e tudo a base de alimentos. Vem conferir!

Água

Sua mãe não estava enganada quando ela te lembrava de tomar água toda hora. Esse é o melhor remédio natural existente, pois contribui para deixar nosso organismo hidratado, e consequentemente, saudável e imunizado – se transformando uma barreira para possíveis infecções.

Como já dito, as cordas vocais também ficam hidratadas, evitando a irritação na garganta. Mas procure bebê-la na temperatura ambiente, fugindo de bebidas geladas.

Gargarejo de água morna com sal

Essa é um dos remédios mais clássicos no combate a rouquidão. Sendo indicada para fazer gargarejo (e não para beber, hein?) 3 vezes ao dia, a água morna misturada ao sal se torna uma combinação poderosa, ajudando a expulsar as impurezas da garganta e provocar o alívio da voz.

Gargarejo 3 vezes ao dia de água morna com sal ajuda a amenizar a rouquidão.

Gargarejo com água morna e sal é uma solução eficaz para aliviar a rouquidão.

Mel

O mel é uma opção saborosa a favor da sua voz! Além de vários benefícios, esse antibiótico natural ajuda a retirar as impurezas da garganta e aliviar a voz – os própolis também são bons amigos nessa tarefa. Apenas fique atento para não exagerar no mel, afinal, ele não deixa de ser uma fonte alternativa de açúcar.

Maçã

A maçã, além de ser uma fruta nutritiva e rica em água, ajudando a hidratar a garganta e as cordas vocais, também possui ação adstringente, contribuindo para realizar uma espécie de “limpeza”. Dê preferência a consumi-las com casca.

Amora

Amora? Isso mesmo, caro leitor. E de preferência, o suco de amora. Além de contribuir para combater a rouquidão, também pode ser uma grande oportunidade para variar nos sucos e descobrir novos sabores. Ela se torna uma aliada devido as suas propriedades anti-inflamatórias, protegendo e evitando inflamações na garganta.

Chá de orégano

O orégano não se resume apenas a um tempero natural. Aqui, ela também ajuda no combate a rouquidão, possuindo em efeito típico ao da maçã ao realizar uma “limpeza” na garganta, afastando possibilidades de irritação nas cordas vocais.

O mel age limpando a garganta e deixar as cordas vocais mais saudáveis.

Antibiótico natural, o mel é ótimo para “limpar” a garganta e garantir cordas vocais mais saudáveis.

Recomendadas
Pela Web