Qual a diferença entre hortelã e menta?

Será que existem diferenças entre a menta e a hortelã? Confira!

Hortelã

Para conservar a hortelã em casa , lave as folhas, retire o excesso de água e guarde as folhinhas em sacos na geladeira.

Afinal, você sabe qual é a diferença entre a menta e a hortelã? Muitas pessoas insistem que as duas são a mesma coisa, mas, existe um motivo crucial para essas duas ervas serem tão semelhantes: apesar de diferentes espécies, as duas plantas pertencem ao mesmo gênero, o Mentha. Mesmo causando tanta confusão com suas semelhanças, a menta e a hortelã possuem algumas diferenças que vão te ajudar a identificar cada uma mais facilmente. Quer saber um pouco mais sobre essas diferenças e parar de se confundir quando consumir essas plantinhas tão benéficas a saúde? Então, dá só uma olhadinha na nossa matéria!

Mentha Spicata (menta)

A menta possui um sabor bem mais suave que o  da hortelã e é muito utilizada como tempero, principalmente em comidas árabes e sobremesas! Se você ama o frescor dessa plantinha, com certeza é fã de algumas sobremesas como o clássico sorvete de menta, ou, que tal, uma mousse de chocolate com menta (mais conhecida como chocomenta). Existem centenas de pratos onde a menta é a estrela, trazendo frescor e refrescância super características que só a menta pode proporcionar!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para identificá-la com mais facilidade no supermercado, é preciso se atentar as folhas! Diferente da hortelã, as folhas da menta são mais alongadas e largas.

Os benefícios da menta

Uma das propriedades mais conhecidas da menta é referente ao nosso sistema respiratório. A menta é super benéfica para pessoas que possuem problemas respiratórios como a asma, sinusite, bronquite e frequente congestão nasal. Ao inalar a menta, deixamos o pulmão mais relaxados, facilitando a abertura das vias respiratórias.

A nossa pele também é beneficiada pelas propriedades medicinais da menta! Por ser um excelente antialérgico, a menta é utilizada para aliviar a pele em caso de intoxicações ocasionadas por espinhas, por exemplo. Essa plantinha também é bastante utilizada para aliviar picadas de insetos e mosquitos. Vai acampar? Leve um raminho de menta com você!

Mais um benefício oferecido por essa erva, é em relação a digestão. Por ser uma planta super digestiva, a menta alivia casos de indigestão ou até mesmo inflamações estomacais e também ajuda a estimular o apetite.

Menta

A menta é um alimento incrível para a digestão!

Mentha Piperita (hortelã)

A hortelã possui um sabor mais intenso e ardido, diferente quando comparada ao sabor da menta. Você provavelmente já sentiu esse sabor um pouco mais “ardido” em balas, chicletes e até em pastas de dentes, onde a hortelã é comumente utilizada.

Para diferenciar a folha da hortelã e da menta, lembre-se que as folhas da hortelã são estreitas, cumpridas e levemente pontiagudas. Ela também possui flores espalhadas por todos os ramos.

Na culinária, a hortelã faz sucesso em receitas refrescantes como o tradicional suco de abacaxi com hortelã, caipirinhas e até raspadinhas!

Abacaxi com hortelã

Quem resiste a um refrescante suco de abacaxi com hortelã?

Os benefícios da hortelã

Se você sofre de enxaquecas e fortes dores de cabeça, saiba que a hortelã é uma verdadeira aliada no combate desses verdadeiros incômodos. Por possuir efeitos calmantes, a hortelã é utilizada como calmante natural através do preparo de chás e as folhinhas podem até ser esfregadas na testa para reduzirem dores fortes na cabeça.

Chás, pastilhas e alguns outros produtos que levam essa erva também são benéfica para combater enjoos e náuseas causados por longas viagens, por exemplo.

A hortelã também é conhecida por ser um “limpador” natural do sangue, ajudando na liberação de impurezas e toxinas que podem prejudicar nossa saúde.

Quando consumida de maneira equilibrada, a hortelã ajuda a fortalecer o organismo e auxilia no aumento da imunidade, por conter diversas vitaminas e minerais indispensáveis para a proteção do corpo. Ela também protege o organismo contra inflamações e infecções por ser uma verdadeira fonte de vitaminas B, C, E e E, e alguns minerais como o Fósforo e o cálcio, que são verdadeiros aliados para quem quer se manter forte e saudável!

Recomendadas
Pela Web