Qual a diferença entre farelo, flocos e farinha de aveia?

Conheça as principais diferenças entre elas e as melhores maneiras de consumi-las!

shutterstock_285869915

Famosa entre dietas e cardápios saudáveis, a aveia é o cereal mais consumido por quem deseja perder alguns quilinhos e diminuir as medidas. Além de ser um alimento rico em nutrientes, proteínas e vitaminas, a aveia possui diferentes formas de consumo, o que garante versatilidade. Mas afinal, qual a diferença entre o farelo, a farinha e o floco da aveia? Existe uma maneira ideal para consumir cada uma? E os benefícios? Permanecem os mesmos independente de sua forma?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Calma! Nós do TudoGostoso vamos responder a todas essa perguntas e te ajudar a entender qual tipo de aveia se adequa melhor às suas necessidades. Vamos lá?

As principais diferenças entre o farelo, a farinha e o floco de aveia

Flocos de aveia

shutterstock_390533620

A aveia em flocos é a mais pura das versões por não sofrer nenhuma espécie de modificação. Os grãos ficam assim, achatados, justamente por que são imprensados integralmente. Por ser um processo rápido e simples, a aveia não sofre nenhuma alteração em seus nutrientes e proteínas.Você pode encontrar a aveia em flocos em qualquer supermercado e em duas versões: flocos regulares ou finos. Ambas possuem as mesmas propriedades, só muda o formato! Para incluir a aveia em flocos no cardápio, opte por utilizá-las como acompanhamento para saladas de frutas, sucos, cereal matinal…

Farinha de aveia

shutterstock_285869927

A farinha de aveia se origina da parte interna do grão, por isso, perde grande parte de suas fibras no processo de trituração. Mesmo não contendo tantos nutrientes quanto a aveia em flocos, a farinha de aveia é uma excelente substituta para a farinha de trigo em diversas receitas como bolos, panquecas, pães, etc. Lembre-se que a quantidade de farinha de aveia ingerida deve ser menor que as demais, por possuir uma quantidade menor de proteínas e nutrientes.

Farelo de aveia

shutterstock_404567761

Depois dos flocos, o farelo de aveia é a opção mais nutritiva! Assim como a farinha de aveia, o farelo também é excelente para o preparo de massas como bolos, pães, panquecas e biscoitos, mas diferente da farinha, a aveia mantém grande quantidade de seus nutrientes, isso por que o farelo é retirado diretamente da casca do grão. Por ter uma concentração de fibras e nutrientes maior que as demais, o farelo pode ser consumido em maior quantidade por trazer tantos benefícios ao nosso organismo!

Recomendadas
Pela Web