Principais erros que cometemos ao preparar feijão e como acertar

Conheça os principais truques para preparar um feijão delicioso!

Feijão caseiro sem erros

Aprenda alguns truques para deixar seu feijão perfeito!

O feijão preto é um daqueles alimentos indispensáveis na cozinha brasileira. Acompanhado por um arroz branquinho, então… Quem é resiste? E ele não é o único que faz sucesso por aqui não, viu? O roxo, o mulatinho, fradinho, vermelho e o carioquinha também estão presentes nos nossos pratos e, no TudoGostoso, há receitas com os vários tipos, como feijão mulatinho rápido, feijão mexicano, salada de feijão fradinho com bacalhau, feijão branco com carne-seca e feijoada de feijão branco.
Apesar de o feijão ter um preparo simples e estar presente na nossa alimentação todos os dias, sempre surgem algumas dúvidas acerca do seu preparo. Temperar antes ou depois de pronto? Precisa ficar de molho? Qual a quantidade certa de feijão? E de água? Se você já errou no preparo ou se tem dúvidas de como deixar seu feijão perfeito, dá só uma olhadinha na nossas dicas de como fazer feijão!

Qual a quantidade certa de água para cada porção de feijão?

Se você tem o hábito de deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo, já tem uma vantagem em relação à quantidade de água. Se esse for o caso, basta colocar 1 litro de água para cada quilo de feijão. Se você não deixou o feijão de molho, coloque 2 litros de água para cada quilo de feijão. Uma maneira fácil de medir o volume da água é contar cinco dedos acima dos grãos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como engrossar o caldo?

Para deixar o caldo de feijão bem grossinho, controle a quantidade de água na hora de temperá-lo. Em uma panela separada, vá colocando o feijão para temperar, ligue o fogo e deixe-o refogando. Lembre-se de mexer de vez em quando para não deixar o feijão queimar! Se gostar dele ainda mais grosso, que tal preparar uma espécie de tutu à parte? Pegue uma porção do feijão já cozido e bata no liquidificador. Depois, incorpore essa mistura ao feijão que está refogando.

Caldo de feijão grosso

Feijão vermelho cozido

Deixar o feijão de molho é uma regra? Esse passo é indispensável?

Deixar o feijão de molho antes do preparo não é uma regra, mas pode facilitar muito o processo de cozimento! O processo do molho ajuda a cozinhar os grãos mais rapidamente, e se você tiver tempo, vale a pena fazer! Você pode optar por 12 horas de molho (faça isso durante a noite) ou por apenas 1 hora. Os dois dão certo! Mas nada de reaproveitar a água do molho, viu? Ela deve ser descartada.

O ideal é temperar o feijão antes ou depois do preparo?

O ideal é temperá-lo depois de cozido, mas sem deixar o grão mole. Quando o grão ainda estiver mais durinho, bem no final do cozimento, tempere-o como de costume: com cebola, alho, bacon e, claro, a folha de louro, que não pode ficar de fora! O sal só deve ser colocado no final. Vá experimentando e corrigindo o sal aos poucos.

Feijão preto com caldo

Feijão preto cozido

Recomendadas
Pela Web