Presunto e apresuntado: conheça as diferenças entre eles

O TudoGostoso vai te contar quais são as diferenças entre presunto e apresuntado.

Presunto e apresuntado: você sabe as diferenças entre eles? Esses são dois tipos de embutidos muito comuns no Brasil e fazem parte de várias receitas, como enrolado de queijo com presunto e muito mais! Mas afinal, qual a diferença entre esses embutidos? Confira aqui no blog do TudoGostoso as diferenças entre o presunto e apresuntado! Confira!

diferenças entre presunto e apresuntado

Fatias de presunto

Diferenças entre presunto e apresuntado

Presunto

O presunto é feito com a pata traseira do porco, um corte de carne também conhecido como pernil. Além disso, ele é feito com peças inteiras, e quanto maior elas forem, melhor esse ingrediente ficará.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para ficar pronto, o presunto passa por um processo de injeção de salmoura (água com bastante sal) e depois é envolto em plástico para ser cozido.

Apresuntado

O apresuntado é considerado o “presunto de segunda”. Também feito a partir da carne de porco, o apresuntado pode ser produzido também com outros cortes, como a paleta.  Ele também possui mais gordura em sua composição. Por não ser feito com uma parte tão nobre, o apresuntado é mais barato e tem menos proteína do que o presunto.

Em se tratando do sabor, realmente não há muitas diferenças entre o presunto e o apresuntado. Portanto, se o orçamento está curto, não se preocupe: é possível, sim, substituir o apresuntado pelo presunto na maioria das receitas!

diferenças entre presunto e apresuntado

Fatias de apresuntado

Veja também:

Presunto: conheça as principais diferenças entre cada tipo

Canelone recheado com presunto, queijo e requeijão: confira a receita

Recomendadas
Pela Web