Por um café sadio

Empenhado em promover um café sadio e honesto no Brasil, o barista e empresário Juca Esmanhoto idealiza o projeto Rause Café na Estrada a fim de levar o café expresso de volta ao produtor dos grãos selecionados.

Na última semana de outubro, estive na Semana Mesa SP*, evento que frequento há quatro anos, onde sempre me emociono ao me deparar com pessoas e histórias surpreendentes. Um dos projetos mais incríveis que conheci este ano foi o Rause Café na Estrada, idealizado pelo barista e empresário Juca Esmanhoto.

Divulgação - Juca Esmanhoto.

Divulgação – Juca Esmanhoto

O Rause Café na Estrada, realizado por financiamento coletivo, teve como objetivo levar o café expresso de volta aos produtores dos grãos selecionados do Cerrado. Algumas dessas pessoas sequer conheciam o expressinho, tão comum no dia-a-dia das grandes cidades. Foram 21 dias de viagem por 12 fazendas e 10 cidades do sul de Minas Gerais, produzindo 60.000 doses de café para a população local, entre produtores e moradores.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A iniciativa resultou na produção do sensível documentário “Café em leves devaneios”, produzido pela International House of Cinema, que está disponível no YouTube para assistir quantas vezes quiser! O intuito do documentário é sensibilizar, ao promover a troca entre produtores e consumidores, que muitas vezes não tem ideia de onde vem o produto que consomem nem sobre a qualidade do café produzido hoje no Brasil, ao qual eles podem sim ter acesso.
Atualmente, há outro projeto que está em processo de financiamento coletivo, o da Cafeteira Aram, idealizado por Maycon Aram em parceria com o próprio Juca Esmanhoto.

A cafeteira sustentável é portátil e funciona sem eletricidade, filtros e cápsulas, apenas através da pressão na manivela e da passagem de água quente pelo pó. Para contribuir com o projeto de produção da cafeteira basta entrar na página do Catarse e fazer parte dessa história!

Aproveitando para dar uma dica de lugar para quem mora ou está por Curitiba, que tal conhecer o Rause Café+Vinho? Considerado uma das melhores cafeterias do país e, além das bebidas da casa, serve comidinhas maravilhosas para acompanhar cada momento. Vale a pena dar uma passada!

*O Congresso Internacional de Gastronomia Semana Mesa SP foi realizado na ETEC Santa Ifigênia, em São Paulo, e realizado pela revista Prazeres da Mesa, em parceria com o Centro Paula Souza e o Governo do Estado de São Paulo.

Recomendadas
Pela Web