Páscoa: conheça a origem dos alimentos dessa época deliciosa

Por que o ovo de chocolate é um símbolo da Páscoa? E o delicioso bacalhau seguido pela colomba como sobremesa? Vem conferir o porquê dessas maravilhas serem parte da época mais deliciosa do ano!

Em formato de pomba, a colomba pascal remete a paz.

A história da colomba pascoal remete à paz, além de ter se tornado um alimento delicioso para se comer na páscoa.

Está chegando uma das épocas mais aguardadas no ano: a Páscoa! Tempo de reunir companhias boas, matar saudades, fazer agradecimentos pelas coisas boas da vida e, claro, degustar dos chocolates que ganham ainda mais destaque em nossos corações – e estômago – no mês de Abril.

A Páscoa pode ter uma associação muito forte ao belo coelho com suas longas orelhas e as saborosas cestas de doce, mas também há mais elementos bem ligados a essa data. E como sempre é bom saber mais um pouco sobre aquilo que a gente gosta, convidamos você para conhecer um pouquinho mais sobre a origem de alguns alimentos que contribuem para deixar a Páscoa ainda mais maravilhosa – e deliciosa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ovo de páscoa

Simbolizando afeto, muitas pessoas costumam presentear parentes ou amigos queridos com ovos de chocolate. O ovo é associado ao nascimento,  uma nova fase de vida, recomeços. Mas você sabe a história por trás dos ovos serem um símbolo tão forte dessa época?

Há muitos anos, na Grã Bretanha e na Alemanha, os ovos funcionavam como um meio de mensagem para pessoas queridas. Ou seja, não eram ovos comestíveis – nada dos chocolates que idolatramos hoje! Os ovos eram pintados e desenhados, além de conter mensagens.

Com o passar dos anos, o chocolate chegou a Europa, e os franceses tiveram então a brilhante ideia de substituírem os ovos não comestíveis por ovos de chocolate, sendo, então, uma boa forma de divulgar e apresentar o chocolate a sociedade, e assim, atraí-los. Legal, não?

Colomba pascal

A história da colomba pascal é muito interessante e nobre: ela conta com a participação de um rei! Um rei chamado Lombardo Aboino vivia constantemente atordoado e furioso com a resistência militar em sua cidade. Porém, ao ser presentado por um confeiteiro da cidade rival com um pão em formato de colomba (nome italiano que significa pomba), representando símbolo da paz, o rei desistiu de sua vingança. Mais uma vez, a paz simbolizada nesta data!

O bacalhau pode fazer parte de diversas receitas deliciosas.

Invista em diferentes receitas saborosas com o bacalhau!

Bacalhau

Não é só nas festividades de final de ano que o bacalhau cai bem. Na Idade Média, os cristãos seguiam uma dieta alimentar na semana santa, na qual era restrito o consumo de carne vermelha. Sendo assim, o bacalhau veio ganhando espaço por ser uma carne fria, além de ser uma opção saborosa.

Coelho da páscoa

E para terminar com chave de ouro, vamos matar a sua curiosidade a respeito dos fofíssimos coelhos que representam a páscoa. Uma das lendas conta a história de uma mãe humilde que resolveu presentear seus filhos com ovos coloridos na Páscoa, colocando-os em um ninho. Porém, na hora em que as crianças foram atrás do ovos, um coelho passou rapidamente, espalhando os ovos, e consequentemente, acabando por escondê-los. Isso fez com que as crianças imaginassem que o coelho era o responsável por trazer e esconder os ovinhos, promovendo a brincadeira de “caça aos ovos”.

O coelho também pode ser associado à fertilidade, devido a sua rápida reprodução.

Na páscoa, o ovo é um elemento que representa renascimento.

O ovo na Páscoa é sinônimo de renovação e nova fase.

Recomendadas
Pela Web