Ovos: como chegar no ponto desejado da gema

Para quem gosta de consumir ovos, o TudoGostoso reuniu truques para você preparar ovos deliciosos!

conheça os pontos da gema do ovo

Para conseguir atingir o ponto da gema, confira os truques que o TudoGostoso selecionou para você!

Preparar ovos é sempre um desafio. São tantas formas de consumo que, no meio de tanta indecisão, as coisas podem não ficar tão perfeitas: clara não consistente ou queimada, o ovo frito que precisou virar ovo mexido e gema mole ou dura demais são alguns dos problemas mais comuns.

E hoje a dica é para quem nunca sabe o ponto ideal da gema. Uma das maneiras de atingir o ponto dela é cozinhar os ovos, cobri-los com água fria e deixá-los no fogo até a água ferver. Depois, você só precisa retirá-los do fogo e deixar a panela tampada. O calor armazenado e o tempo que o ovo for deixado dentro da panela é que vão garantir a consistência que você deseja!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Aguarde 3 minutos para a gema endurecer

Passados 3 minutos do cozimento, a clara do ovo já estará endurecida e a gema estará bem mole. Se você preferir, coloque o ovo em algum suporte onde você consiga quebrar somente a parte de cima dele (com o auxílio de uma colher de chá). Essa é uma forma bem comum de consumir o ovo no café da manhã.

Formas de deixar a gema do ovo do seu jeito

Conheça diferentes formas de preparar o ovo até chega no ponto da gema desejado, confira!

6 minutos: o ovo estará com uma gema mais firme

Duplicando o tempo do ovo e deixando-o 6 minutos dentro da panela, além da clara estar dura, a gema vai estar menos mole, porém vai estar bem úmida no centro. O ovo fica bem suculento e o sabor bem forte, você pode adicioná-lo na sua salada e vai ver como ele combinará perfeitamente na sua refeição mais leve!

10 minutos: o tempo necessário para a clara e a gema totalmente duras

Se você gosta de um ovo com a clara e a gema bem duras, deixe-o na panela com água fervente por 10 minutos. Tente não ultrapassar esse tempo, senão a gema irá ficar ressecada e também com uma cor esverdeada.

Não esqueça de retirar os ovos da água, assim que você conseguir atingir o tempo desejado, depois é só despejá-los em uma água gelada para poder cortar o cozimento. Quando os ovos estiverem devidamente mornos, você pode descascá-los na água corrente, assim nenhum pedaço da casca irá ficar grudado na clara.

Recomendadas
Pela Web