Ovos: 4 possibilidades para substitui-lo nas suas receitas

Confira meios de substituir os ovos em diversas receitas mantendo o sabor, cor e aroma!

conheça os alimentos que substituem o ovo na sua receita.

Para você não quebrar mais a cabeça, saiba como substituir os ovos na sua receita e mesmo assim ela ficar com um sabor incrível!

Os ovos estão presentes na maioria das receitas, mas se você tiver alergia ou quando estiver preparando a receita perceber que está sem ovos em casa, ainda é possível fazer o seu prato ficar perfeito! Antes de saber quais ingredientes você poderá utilizar para substituir os ovos, identifique qual a necessidade deles na receita e assim você encontrará a forma mais adequada para essa substituição.

Existem diversas alternativas para você substituir os ovos e ter um ótimo resultado final da receita, confira!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Umidificar: se a sua receita precisa de muitos líquidos

Normalmente, receitas de biscoitos e panquecas são exemplos de receitas que necessitam de líquidos e, dentre os ingredientes, lá estão os ovos para evitar que a massa resseque. Na hora de substituir cada ovo, adicione 1/4 xícara (chá) de purê de banana e 1/3 de xícara (chá) de purê de maçã. Fica a seu critério deixar a receita com um gostinho delicioso de banana ou maçã – neste caso, para deixar o sabor mais suave, use apenas 1/4 e 1 colher (sopa) de fermento em pó. Você verá como sua receita funcionará como se você tivesse utilizado os ovos!

Para ajudar no crescimento da massa

Se nos ingredientes da sua receita o vinagre estiver incluído, ou soro de leite colhado (um ingrediente ácido), com certeza você irá precisar de ovos para ajudar no crescimento da massa. Por isso, preste atenção quando for ler a lista dos itens de que você precisa. Você pode substituir os ovos por uma colher (sopa) de vinagre e fermento em pó ou 2 colheres (sopa) água e óleo vegetal (pode ser o de coco, por exemplo) mais 1 colher (sopa) de fermento em pó. Assim, se você estiver preparando um bolo, ele ficará com volume e fofinho como todo mundo gosta!

o fermento em pó vai dar liga na sua receita

Quando os ovos são usados para dar liga, a melhor substituição é o fermento em pó!

Quando os ovos forem usados para dar liga

Normalmente, os ovos são utilizados para manter a consistência da massa e evitar que ela fique quebradiça. Podemos destacar receitas que precisam de ovos para dar liga: pães rápidos, bolos, biscoitos e tortas. São os ovos, quando aquecidos no forno, que mantêm todos os ingredientes unidos. Para substituir os ovos nesta situação, você pode utilizar 1 colher (sopa) de linhaça e 3 colheres (sopa) de água. Misture por aproximadamente 30 minutos. A linhaça libera um tipo de gel e ainda confere um sabor delicioso à receita!

Para dar cor e sabor à receita, conheça a melhor substituição

Se os ovos são utilizados na receita para dar cor e brilho à receita, como no caso de pastéis, você pode cortá-los da lista de ingredientes sem nenhum problema. Mas se eles são necessários para dar sabor, como na receita de pudim, por exemplo, você não poderá retirá-los. Prefira receitas específicas de pudim sem ovos e tudo dará certo!

Recomendadas
Pela Web