Os tipos de óleo de cozinha

Há uma enorme variação de óleos para cozinha. Separamos os melhores para você usar e manter a alimentação saudável. Já adiantamos que os óleos são essenciais para oferecer a quantidade diárias de gordura que nosso corpo necessita.

Confira os principais tipos de óleos, seus benefícios e usos na cozinha

A escolha do óleo para cozinhar é extremamente importante para uma alimentação saudável. Não é necessário cortá-los de vez, já que nosso organismo necessita de quantidades diárias de gordura. Basta conhecê-los melhor e saber como utilizá-los.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ricos em gordura poli-insaturada, eles são uma ótima fonte da chamada “gordura boa”. A dica é alternar os tipos utilizados para que ocorra diversificação de nutrientes e sabores. Outro dado importante é evitar sempre o superaquecimento para que não ocorra a perda de elementos benéficos à saúde. Listamos os diferentes tipos de óleos e seus principais usos e benefícios:

Óleo de coco – É orgânico, tem um ótimo aroma e ainda faz bem para saúde. Um dos melhores óleos para frituras, é uma boa opção para se cozinhar por não produzir produtos tóxicos se elevado a altas temperaturas.

Azeite de oliva – O azeite de oliva extravirgem é rico em gordura monoinsaturada e possui pouca quantidade de gordura saturada. Podemos destacar como benefícios: redução de risco de doenças cardiovasculares e aumento do colesterol bom. Já o azeite de oliva virgem tem os mesmos benefícios e sua gordura aguenta temperaturas altas, podendo ser usado, principalmente, para refogar, assar e cozinhar. Ele não é indicado, entretanto, para fritar alimentos.

Óleo de soja – Por conter grande quantidade de gordura poli-insaturada e baixo teor de gordura saturada, este óleo é considerado uma boa opção para o preparo de alimentos. Além disso, é um dos óleos mais baratos e acessíveis em relação aos outros.

Óleo de girassol – Muito semelhante ao óleo de soja por conter grandes quantidades de gordura poli-insaturada e pouca quantidade de saturada, o óleo de girassol é rico em vitamina E e ajuda no combate ao envelhecimento. Em comparação aos outros, é mais resistente e pode ser aquecido até 200 °C.

Óleo de milho – Rico em gordura poli-insaturada e monoinsaturada, este óleo pode ser aquecido até 180 °C. Dentre seus benefícios destacamos a proteção das artérias e diminuição do colesterol ruim.

Recomendadas
Pela Web