Você sabe o que é caviar?

Caviar: um dos alimentos mais caros do mundo. Mas você sabe do que se trata? Vem que o TudoGostoso explica!

Você sabe o que é caviar? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar.” Esse trecho da música de Zeca Pagodinho é verdadeiro para a maioria da população, já que o caviar é um dos alimentos mais caros do mundo. Mas, afinal, do que se trata esse tal caviar? Hoje você vai descobrir tudo sobre ele. Confira!

o que é caviar

Caviar preto

O que é caviar?

Pequenas bolinhas pretas, o caviar nada mais é do que ovas de peixe. Mas não estamos falando de qualquer peixe, não! Só podem ser consideradas caviar as ovas de peixes selvagens. Antigamente, apenas as ovas de esturjão (um peixe encontrado com muita dificuldade nos mares do oriente) podiam ser consideradas caviar. No entanto, essa regra mudou há algum tempo, e outros países passaram a classificar ovas de outros peixes como o produto, o que fez com que o preço da iguaria se tornasse um pouco mais baixo. Alguns exemplos de peixes dos quais são extraídos o caviar são o salmão e a tainha.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
o que é caviar

Canapés com caviar preto

Uso do caviar na culinária

Esse alimento é muito utilizado no preparo de canapés sofisticados, normalmente servidos em festas mais chiques, como bailes de gala. O caviar tradicional possui o formato de pequenas bolinhas pretas, mas ao longo dos anos ele ganhou novas formas e cores. Essas novas formas, além de torná-lo ainda mais versátil, foi capaz de torná-lo mais acessível, já que 1 kg do alimento pode chegar a custar 1.000 dólares! As marcas mais baratas no Brasil podem custar cerca de R$150 por 100 g.

Além disso, o caviar também inspirou o preparo e a apresentação de diversas comidas pelo mundo. Graças à gastronomia molecular, chefes renomados começaram a imitar o formato e a textura das ovas de peixe. No Brasil, o chefe francês Claude Troisgros inovou ao criar o caviar de tapioca, feito com sagu.

E aí, leitor? Vai se arriscar a provar essa iguaria? Conta para gente!

o que é caviar

Caviar vermelho de salmão

Recomendadas
Pela Web