O lado bom de alimentos polêmicos

Apesar de deliciosos, há alimentos considerados vilões para a saúde. Para você poder consumi-los sem peso na consciência, com essas dicas e curiosidades!

Apesar de deliciosos, há alimentos considerados vilões para a saúde. Para você poder consumi-los sem peso na consciência, confira essas dicas e curiosidades!

A lista de alimentos que prejudicam nossa saúde é extensa e todos sabemos que quanto mais natural for a alimentação, melhor. Mas, mesmo os alimentos naturais podem ter “fama de maus”, como é o caso do café e dos ovos, por exemplo. Mas será que eles são mesmo assim tão ruins?

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Na dúvida, consulte sempre um nutricionista para obter respostas específicas para seu caso. Em linhas gerais, entretanto, se consumidos com moderação, os alimentos podem oferecer até mesmo benefícios à saúde. Venha conhecer os alimentos mais “polêmicos” quando o assunto é saúde!

– Chocolate: Se consumido de forma controlada, ele é benéfico para o sistema cardiovascular e também pode ser usado como anti-inflamatório e regulador do sistema imunológico. Apesar de ser um doce, o chocolate é rico em nutrientes e um importante antioxidante. É importante ficar atento na forma de consumo, para que ela seja saudável deve ser consumido aproximadamente 3 doses pequenas por semana. Além disso, dê prioridade às vesões com mais de 70% de massa de cacau (que possuem menos leite e açúcar em sua composição).

– Café: uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, o café, apesar de toda a polêmica, ajuda no combate ao alzheimer e prevenção de derrames. Para obter todos os seus benefícios sem riscos à saúde, atente-se ao seu consumo que não deve passar de 4 xícaras por dia.

– Maionese: Para consumir uma maionese saudável, evite as versões produzidas por lanchonetes, já que é impossível saber como ela foi preparada. Você pode fazer a sua própria versão em casa e dar sabor aos seus pratos sem peso na consciência!

– Ovos: A preocupação em torno dos ovos tem a ver com sua preparação: para consumi-los de uma forma mais saudável, opte pelo ovo cozido e o pochê. No seu café da manhã, você pode substituir o consumo de pão por ovos cozidos, que, além de mais saudáveis, são considerados fontes de proteína.

– Carboidratos: Eles são os principais vilões do emagrecimento, já que, se consumidos em excesso, transformam-se em gorduras. Mas, por outro lado, estes alimentos também fornecem energia para o nosso organismo, logo devem fazer parte da sua rotina. Opte por versões integrais e em quantidades moderadas, que eles não farão mal.

– Carne vermelha: Rica em proteínas, essa carne tem fontes essenciais de vitamina e proteínas, como o ferro, o que é super importante para o organismo.

– Queijo: São fontes de cálcio e proteínas. Para a manutenção da rotina saudável, prefira consumir os queijos brancos, que contém menos gorduras e com pouco sal (para evitar retenção de líquidos e até mesmo problemas de pressão a longo prazo).

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