Nhoque de batata-roxa sem glúten: confira a receita

Que tal fazer um nhoque diferente? Confira uma receita deliciosa e muito saudável!

como fazer nhoque de batata roxa

Veja como fazer um delicioso nhoque sem glúten: saudável e fácil de fazer!

Quem comeu massa a vida inteira e foi pego de surpresa com uma restrição alimentar como a intolerância ao glúten fica se sentindo super pra baixo pensando que não poderá mais consumir seus pratos preferidos, não é mesmo? Também é alto o número de pessoas que, por outras restrições alimentares, dietas de emagrecimento ou até mesmo por preferir cortar o glúten da alimentação evitam a farinha de trigo refinada a qualquer custo.

Por esse motivo, a receita de nhoque de batata-roxa foi pensada para atender todos os tipos de restrições alimentares, pois além de não conter glúten, ela também é vegana, ou seja, não leva nenhum ingrediente de origem animal, como ovo e leite. A receita quase não difere da tradicional no quesito textura e sabor, e ainda por cima tem essa cor linda que a batata-doce roxa tem! Essa variação da batata-doce pode ser facilmente encontrada em mercados de frutas e legumes ou em feiras, principalmente as feiras orgânicas. A única coisa que difere entre a batata-doce roxa, batata-doce amarela e batata-doce tradicional é a cor. O gosto é o mesmo, portanto, trocar a batata na receita não irá interferir no resultado final do gosto ou textura da massa!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Batata-roxa: como fazer nhoque

Batata-roxa: cheia de benefícios para a saúde!

Nhoque de sem glúten de batata roxa

Ingredientes

500 g de batata-doce roxa ou de qualquer outra espécie
1 xícara de farinha de arroz integral
1 xícara de fécula de batata
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de farinha de linhaça ou de semente de chia hidratada por 10 minutos em 2 colheres de sopa de água
1 colher (sopa) de sal

Modo de fazer

Cozinhe as batatas descascadas até que estejam desmanchando e amasse-as junto com o azeite. Logo após, junte a mistura de água e farinha de linhaça. Misture aos poucos as farinhas ao purê e comece a alternar até que a massa esteja homogênea (pode fazer esse processo com as mãos mesmo).
Feito isso, polvilhe a fécula de batata em uma superfície e molde cobrinhas com a massa. Corte em pedaços e reserve.
Agora é hora de cozinhá-los. Assim como fazemos com um macarrão tradicional e outras massas, coloque água para ferver em uma panela com óleo e sal.
Após levantar fervura, acrescente o nhoque e cozinhe. O ponto ideal é quando eles começam a boiar na panela. Retire e sirva com o molho de sua preferência.

 

Se você quiser manter essa receita 100% vegana e se interessa em aprender como preparar um molho branco delicioso à base de tahine e couve-flor para acompanhar esse nhoque, dá uma conferida lá no blog Vegana Bacana que eu te ensino como fazer!

Recomendadas
Pela Web