Mitos sobre alimentação saudável

Não se deixe enganar, há alguns mitos sobre alimentação saudável que você precisa saber!

Não se deixe enganar, há alguns mitos sobre alimentação saudável que você precisa saber!

Quem nunca ouviu que glúten faz mal, ou que comer antes de dormir engorda? Saiba que nem sempre essas afirmações estão corretas. Quando se quer ter uma alimentação mais saudável e natural, corremos atrás de todas as dicas e informações possíveis, mas muitas dessas informações são mitos. É por isso que preparamos uma lista para desmistificar algumas delas. E lembre-se: na dúvida ou para conhecer especificamente o seu caso, consulte um nutricionista!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)


Trocar o pão integral pelo branco ajuda a emagrecer
– Nem sempre essa afirmação é verdadeira. A farinha integral tem tantas calorias quanto a farinha branca. O fato é que os alimentos integrais contém mais fibras, fornecem maior sensação de saciedade e têm mais nutrientes.

Alimentos saudáveis são mais caros – Você se desespera na hora de pensar em quanto vai gastar naquela nova dieta natural e saudável? Pois saiba que nem sempre os produtos naturais são mais caros. Algumas farinhas integrais por exemplo, como a de arroz e a de berinjela são bem baratas. E você também pode trocar a ida ao supermercado pela ida à feira, onde há produtos mais em conta, mais frescos, e sempre há a possibilidade de pechinchar. Ultimamente a diferença de preço entre os dois tipos de produtos diminuiu muito, contribuindo bastante co o nosso bolso.

Cortar glúten faz você perder peso – Acredite, o glúten não é o vilão da sua dieta! Dietas “glúten free” estão fazendo sucesso, principalmente entre os amantes de uma vida fitness. As comidas com glúten fazem mal apenas para pessoas que possuem doença celíaca, ou seja, que tem intolerância ao glúten. Para quem não tem essa doença, o glúten não provoca danos. E só por um alimento ser livre de glúten, não significa que ele seja menos calórico. A sensação de emagrecimento se dá por você ter que cortar pães e massas da sua alimentação e não por retirar o glúten.

Produtos diet são menos calóricos que os outros – Mais um mito a ser desmistificado. Os alimentos diet são específicos para quem tem restrição no consumo de açúcar, carboidratos, lactose, gorduras e sal. a quantidade de calorias não é tão significativa. Portanto, fique de olho na tabela nutricional de cada produto, para saber escolher bem o que se está comendo.
Comer somente a polpa da fruta é melhor para saúde – Se você é daqueles que para comer uma fruta, retira toda a sua casca, saiba que você está deixando de ingerir uma parte muito importante da fruta. A casca contém muitas fibras importantes para o seu organismo. Porém, lembre-se de lavá-la bem antes de consumir, para retirar qualquer substância tóxica que esteja na casca.

Chocolate faz mal à saúde – Não se deixe enganar, você pode comer aquele chocolatinho sem culpa. Pesquisas já comprovaram que consumir uma pequena quantidade de chocolate libera endorfina e ajuda no aumento do colesterol “bom” (HDL). E quanto mais cacau melhor, por isso prefira sempre os chocolates amargos e meio amargos. Mas lembre-se: nada de exageros, coma sempre com moderação.

Comer à noite engorda – Não pense que comer bem pouco ou até pular o jantar irá te ajudar a emagrecer. Pelo contrário, ir dormir com a barriga vazia aumenta o período em que o organismo fica em jejum e pode desacelerar o metabolismo. A perda ou o ganho de peso se dá pela quantidade de calorias que você consome pelo dia inteiro. Portanto, alimente-se bem no jantar, e opte por comidas mais leves.

Recomendadas
Pela Web