Manteiga: deve-se ou não mantê-la na geladeira?

Está na dúvida se deve guardar a manteiga dentro ou fora da geladeira? Então vem descobrir qual a melhor maneira e por quê!

manteiga fatiada

Saiba como melhor armazenar a sua manteiga

Quem não gosta de um pão quentinho com aquela manteiga derretendo? Manteiga é uma delícia e não pode faltar na nossa cozinha. Mas você já passou por aquela situação de, quando você foi passar manteiga no pão, ela estar dura e difícil de deslizar, como se estivesse “congelada”? É bastante desagradável não é mesmo? Sendo assim, muitos preferem guardar a manteiga do lado de fora da geladeira pra que ela fique sempre em temperatura ambiente. Mas será que está correto? Nós aqui do TudoGostoso vamos tirar essa dúvida e te mostrar a melhor maneira de armazenar a sua manteiga.

Sempre dentro da geladeira!

Manter a manteiga fora da geladeira não está correto! Essa prática pode trazer impurezas ao alimento e consequentes complicações para o seu organismo. O problema encontra-se na composição desse alimento. A manteiga é formada basicamente por gordura láctea (82%), também contendo água (16%) e sal e possíveis aromatizantes (2%). Sendo assim, a manteiga precisa de cuidados especiais de armazenamento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Fora da geladeira, as bactérias fazem a festa

Em temperatura ambiente, a manteiga fica propensa à ação de fungos e bactérias que podem deixá-la com sabor amargo e odor rançoso. A geladeira irá impedir que isso aconteça já que a temperatura fica entre 0 a 5° C, que pausam a proliferação desses microorganismos. O tempo máximo que a manteiga pode ficar fora da geladeira é de 2 horas. Após esse tempo os fungos e bactérias fazem a festa.

Margarinas e maioneses seguem a mesma orientação

Maionese contém em sua composição ingredientes que podem estragar rapidamente, como ovos e creme de leite e, por isso, deve ser mantida na geladeira. A margarina, que se assemelha à manteiga, também deve ser mantida refrigerada. Por conter mais aditivos químicos e passar por um processo de hidrogenação, a margarina não irá mudar muito a sua aparência, mas isso não significa que as bactérias não estejam lá, então deixe na geladeira.

Manteiga na geladeira

Mantenha sempre sua manteiga na geladeira

Como degustar aquela manteiga mais amolecida então?

Agora você já sabe que a manteiga deve ser mantida sempre na geladeira, mas você quer saber como resolver o problema da manteiga endurecida na hora de passar no pão. Calma que há soluções! Você pode retirar a manteiga meia hora antes do uso, pois ela irá perdendo a rigidez e ficará na textura certa. Para agilizar o processo, você também pode levá-la ao micro-ondas de 5 em 5 segundos até amolecer.

Recomendadas
Pela Web