Mais truques para iniciantes na cozinha!

Confira os principais truques para mandar muito bem na cozinha!

fresh-prince-kitchen-fire

Seja você um apaixonado pela arte da culinária ou se só prepara comida pra não morrer de fome, de um jeito ou de outro, as coisas nem sempre dão certo quando você está na cozinha! Se coisas pequenas como fritar um ovo ou preparar o arroz do almoço de domingo para a família se tornam um pesadelo pra você, seus problemas acabaram! Nós do TudoGostoso preparamos uma lista com as 5 melhores dicas para os iniciantes na cozinha que vão te mostrar que não existe mistério no mundo da culinária!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Entendendo o ponto “al dente”

Se você se treme todinho quando lê no modo de preparo a indicação de ponto “al dente” e sempre se pergunta “que raios de ponto é esse??”, vem aqui que a gente te explica. “Al dente” nada mais é que “ao ponto”. Muito utilizado em massas, é basicamente o ponto em que você consegue sentir o macarrão nos dentes. Nem tão mole, a ponto de desmanchar, nem tão duro que não dê para cortar. O grande segredo para chegar a esse ponto é a medida de massa para a quantidade certa de água. O indicado é preparar cerca de 100 g de macarrão em 1 litro de água e aumentar seguindo essas medidas (por exemplo, 200 g de macarrão para 2 litros de água). É muito importante também ler o tempo de preparo correto especificado na embalagem. Não utilize sempre o mesmo tempo para todas as massas, se o tempo descrito na embalagem for outro, com certeza, é por um bom motivo!

Fogo baixo sempre!

O fogo baixo vai te ajudar a evitar, além de acidentes na cozinha, que qualquer acidente com a sua comida (o mais importante) seja evitado. No início, prefira preparar os alimentos com calma, cuidado e ter paciência com seus erros. Afinal, você não está com pressa! Cozinhe devagar, tudo ao seu tempo.

Siga as receitas à risca

Você é um iniciante na cozinha e não está em um filme romântico, onde o casal cozinha sorrindo, aos beijos e a comida ainda sai com uma cara linda. Como você ainda é um aprendiz da culinária, siga direitinho as receitas e leia 10 vezes a mesma se for necessário. As instruções e ingredientes estão lá e a forma de preparar precisa ser seguida corretamente para dar certo. Quando você já estiver craque em uma receita, comece a entender o que pode ser melhorado, qual tempero pode ser acrescentado, se é realmente necessário tanto tempo no forno… Enfim, tudo com calma!

A importância da preparação

Você com certeza já ouviu falar no mise en place, que é a preparação de tudo que você precisa antes de colocar a mão na massa! Desde todos os ingredientes para o prato até os utensílios que serão utilizados, ter tudo à mão vai facilitar muito a sua vida. Nesse momento, aproveite também para conferir se já tem todos os ingredientes que precisa para não parar a receita para comprar o que falta, amolar suas facas, verificar datas de validade… Tudo isso dá uma diferença enorme no final, vai por mim!

Aprenda com seus erros!

Não, esse post não é uma espécie de autoajuda, mas, pode acreditar, essa é a dica mais valiosa! O arroz queimou? Aquele gratinado ficou com gosto de meia depois do jogo de quarta? O suflê murchou? O bolo solou?? Não desista! Fique sempre atento em tudo que foi feito, no que não foi feito e anote o que pode ser melhorado! Assim, na próxima vez, você vai testando até chegar na receita perfeita. Tá bom, pode não ficar perfeita, pode demorar a dar certo… Mas, cozinhar é isso: erros e acertos até atingir a perfeição.

Recomendadas
Pela Web