Jiló, quiabo e almeirão: como usar (e amar) esses 3 alimentos na cozinha

O Brasil é um dos países com a mais rica biodiversidade e é quase um dever aproveitar a variedade de legumes e verduras. Confira como inserir na sua alimentação!

Frango com quiabo, um prato tipicamente brasileiro, é um exemplo de como aproveitar vegetais não tão amados pelo público.

Frango com quiabo, um prato tipicamente brasileiro, é um exemplo de como aproveitar vegetais não tão amados pelo público.

O Brasil é um dos países com a mais rica biodiversidade e a variedade de legumes e verduras que encontramos brotando nas terras de nosso país é imensa, sejam eles originário daqui ou cultivados em nosso solo há muitos anos. Mas por que ficamos sempre nas mesmas escolhas quando o assunto é comida?

Hoje trago pra vocês alguns alimentos de origem vegetal que adoro cozinhar e que são pouco encontrados na mesa do brasileiro, apesar de sua abundância, seu sabor incrível, preço bom sua e versatilidade. E nem adianta fazer cara feia! Vamos experimentar?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Jiló

O jiló é meu preferido e só fui saber que para alguns ele é considerado comida de passarinho há pouco tempo. Não vou mentir que quando eu era criança não gostava do legume, mas talvez porque ele não tinha sido apresentado a mim da melhor forma.

Sim, existem diversas formas de se fazer o jiló. Não só em cozidos ou refogado, onde ele atinge uma consistência mais mole. O jiló grelhado na manteiga, empanado e frito, assado no forno com recheio ou até mesmo cru com bastante limão em uma salada fica uma delícia! Basta misturar num arroz fresquinho e está feita a combinação!

Jiló cru em forma de salada

Salada de jiló é uma delícia que nem todo mundo conhece. Foto de Pedro de Carvalho.

Quiabo

O quiabo é outro alimento que gera controvérsias. Alguns amam, outro odeiam. Uns querem com baba, outros lutam para tira-la. Eu sempre comi quiabo de avó, daqueles cheios de baba mesmo, e adoro. Claro que o negócio aqui é democrático e você faz como quiser, pois a intenção é incentivar o consumo desses produtos, seja de uma forma ou de outra.

Quiabo refogado no azeite com alho, sal e pimenta do reino é delicioso. Finalizar o prato com cachaça e um pouco de melado de cana é melhor ainda. Outro jeito delicioso de comer esse legume é misturado na carne em tiras ou moída e no frango desfiado ou em pedaços. Fica dos deuses!

Quiabo cortado

Quiabo: versátil e delicioso, combina com várias preparações!

Almeirão

O almeirão é uma verdura pouco querida, devido ao seu sabor mais amargo. Como toda boa folha verde escura, é rica em proteínas e ferro, além de seu amargo característico ser responsável pelo bom funcionamento do fígado e sistema digestivo em geral.

Almeirão em uma panela

Almeirão é rico em proteínas e ferro.

Almeirão fica ótimo refogado com cebola e uvas passas, cru na salada (temperado com limão rosa, um bom azeite e sal) ou até mesmo dentro de uma sopa de legumes ou fubá, cortado de forma mais grosseira e colocado no final da preparação. Vale a pena essa experiência! Te garanto.

Recomendadas
Pela Web