Já está em clima de Páscoa? Conheça hoje os benefícios do cacau!

Vem conhecer um pouquinho mais do principal alimento da páscoa: o cacau!

shutterstock_263523512

O clima da Páscoa sempre chega mais cedo por aqui, não é mesmo? Os ovos de Páscoa já tomam as prateleiras dos mercados, as doceiras já começam a planejar as encomendas e todo mundo se planeja para aproveitar as delícias feitas de chocolate. E por acaso você sabe que o cacau é um fruto muito benéfico para a saúde? Desde que consumido conscientemente, o chocolate é um ótimo aliado do corpo humano. Vamos saber mais?!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Curiosidades e benefícios do cacau

O cacau é um fruto característico das regiões tropicais da América do Sul e da América Central. O principal produto comercializado do cacau é a semente, matéria-prima para a fabricação de chocolate e manteiga de cacau. O que muitos não sabem é que esse fruto pode ser consumido de outras formas. A polpa do cacau pode ser consumida crua e é utilizada em sucos, licores, vinhos, vinagres, sorvetes e até em caipirinhas.

“O cacau é um fruto rico em nutrientes. Em sua forma crua, é fonte de vitamina C, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), ácido fólico, potássio, selênio, magnésio, zinco e cálcio. Quanto aos benefícios do cacau em pó, destaca-se a presença dos polifenóis (flavonoides e taninos), que possuem ação antioxidante”, explica o nutricionista Matheus Motta. Quando produzidas em excesso pelo corpo, as espécies reativas não são destruídas pelo sistema antioxidante de defesa e podem reagir com o DNA, as proteínas e os lipídios das células, causando doenças como câncer, aterosclerose, injúria da mucosa gástrica e envelhecimento. Por esse motivo é tão importante o consumo de substâncias com alto poder antioxidante, como os polifenóis presentes no cacau.

De acordo com a ANVISA, os chocolates são classificados com base na quantidade de cacau em sua composição. O chocolate considerado amargo é aquele que apresenta no mínimo 50% do ingrediente, o meio amargo possui pelo menos 40% e a queridinha especialidade ao leite conta com pelo menos 25% de cacau. O chocolate branco é o único que contém apenas manteiga do cacau. “Quanto maior a porcentagem de cacau em um chocolate, maior é a quantidade de substâncias antioxidantes nele e mais benefícios à saúde ele proporciona”, esclarece o nutricionista.

Os polifenóis presentes no cacau ainda apresentam capacidade cardioprotetora e anti-inflamatória, comprovada pela diminuição na tendência de agregação de plaquetas (motivo pelo qual se formam os coágulos), graças ao consumo de produtos que derivam do cacau e que tem alto nível dessas substâncias em sua composição Comparado ao chocolate ao leite, o tipo amargo conta com o dobro dessa capacidade, o que leva essa especialidade a ser o favorito de quem se preocupa com a saúde.

Recomendadas
Pela Web