Grãos para saladas: conheça cada um deles

Aprenda os principais benefícios dos grãos e como utilizá-los no dia a dia!

Benefícios grãos

Conheça os principais benefícios dos grãos para nossa alimentação!

Quando pensamos em comer bem, as saladas são as primeiríssimas no ranking “saúde”! E para manter uma alimentação saudável sem abrir mão do sabor, é preciso soltar a imaginação na escolha dos ingredientes que vão compor o seu prato! E que tal unir saúde e sabor com um menu rico em fibras e vitaminas essenciais para o nosso organismo e cheio de sabores deliciosos? A inclusão de grãos na alimentação é a aposta certa para manter a saúde em dia de maneira gostosa!

Se você quer começar a consumi-los, mas está precisando daquele empurrãozinho, dá só uma olhada na nossa lista com os alguns benefícios dos principais grãos utilizados em pratos e saladas!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Chia: sucos e saladas

A chia é uma sementinha perfeita para quem quer começar uma dieta com tudo! Isso porque os grãos facilitam o aproveitamento da glicose em nosso organismo e evita que o açúcar que ingerimos fique circulando pelo nosso sangue por muito tempo. Ela é riquíssima em ômega 3, ajuda a diminuir o colesterol e os triglicerídeos. Você pode consumir a chia pura antes do almoço ou no preparo de sucos, lembrando sempre que 1 colher (sopa) equivale a 70 calorias.

Quinoa: saladas e sopas

A quinoa é uma verdadeira fonte de proteínas, vitaminas, minerais e fibras. Ela auxilia no melhor funcionamento do intestino, diminui os efeitos da TPM e é uma aliada dos intolerantes ao glúten, já que não possui a substância em sua composição. São boas dicas de consumo da quinoa: como acompanhamento para saladas, na preparação de folhas como a couve e também cozida e temperada para o preparo de sopas. Para facilitar o momento do consumo, lembre-se de medir a quinoa de acordo com seu valor calórico: 1 colher (sopa) é equivalente a 70 calorias.

Salada de quinoa

A quinoa é um ingrediente incrível no preparo de saladas frescas!

Linhaça: acompanhamento para frutas e iogurtes

A linhaça é um grão riquíssimo em fibras que ajudam a regular o funcionamento do intestino, diminuem a ansiedade e proporcionam uma sensação maior de saciedade. Legal, né? Funciona assim: a linhaça ocupa um lugar maior no nosso estômago, impedindo que ele se esvazie rapidamente e, consequentemente, proporcionando aquela sensação de saciedade por muito mais tempo. Para incluir a linhaça na sua dieta, aposte no preparo de sucos, como acompanhamento de frutas e iogurtes (apenas salpicando-a sobre esses alimentos) ou no preparo de sopas. Lembre-se de que 100 g de linhaça equivalem a 450 calorias.

Amaranto: substitui a farinha branca!

O amaranto é um cereal incrível para quem busca uma reeducação alimentar e perda de peso de maneira saudável! Ele ajuda a reduzir o colesterol presente em nosso sangue, fortalece os ossos, ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele e é uma verdadeira fonte de cálcio! Por possuir flocos um pouco maiores que os demais, você pode processá-los até que o amaranto obtenha a textura de farinha. Assim, você pode substituir a farinha branca pela farinha de amaranto em todas as suas receitas!

 

Recomendadas
Pela Web