Fruta do outono: saiba tudo sobre os tipos de caqui

Ame ou odeie, o caqui sempre marca presença em feiras na estação do outono. Confira os tipos e benefícios dessa delícia!

shutterstock_529765225

O outono está aí! A temperatura começa a baixar, os casacos vão dando o ar da graça e o chão vai sendo pintado de folhas secas. Com essa deliciosa estação vem também as frutas típicas da época que são super nutritivas e saborosas. Uma fruta que é a cara da estação, e que aliás é conhecida como a fruta do outono, é o caqui! E você sabia que existem diversos tipos de caqui e que ele pode fazer muito bem à sua saúde? Se você é fã dessa fruta de sabor doce e polpa macia, preste atenção na nossa matéria e saiba tudo sobre essa delícia. Vem conferir!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O caqui traz diversos benefícios para a saúde

Essa fruta peculiar, pode ser um poderoso aliado no fortalecimento do sue organismo. Rico em antioxidantes, ele ajuda a proteger o organismo contra a ação dos radicais livres, que podem causar danos às células, promovendo o envelhecimento precoce, a degeneração muscular e até alguns tipos de câncer.

Fonte de fibras, ele aumenta a sensação de saciedade, que te ajuda a não assaltar a geladeira no meio do dia! Além disso, as fibras irão auxiliar no regulamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre com efeito laxante. O caqui também é rico em vitamina C, super importante no fortalecimento do sistema imunológico, combatendo gripes e resfriados.

 

shutterstock_327919028

Os diferentes tipo de caqui:

De origem chinesa, o caqui se espalhou pelo resto do mundo e já caiu no gosto de muita gente. Em qualquer variação, essa fruta deve ser consumida sempre madura, podendo ser degustada pura ou em geleias, doces e sucos. Veja a seguir as diferenças entre os tipos de caqui:

Caqui Fuyu: Esse tipo de caqui tem consistência firme, coloração mais alaranjada e não possui sementes. Ele é fonte de vitamina A, B1, B2, C, potássio e fibras. É caracterizado pela falta de tanino, presente nos outros tipos. O tanino é uma substância que fornece aquela sensação de secura e adstringência na boca.

Caqui Rama Forte: Possui coloração avermelhada que se assemelha ao tomate, confundindo muita gente! Tem polpa com consistência gelatinosa, menos ácida e rica em amido e frutose.

Caqui Taubaté: Essa fruta é bastante parecida com o caqui rama forte, pois também possui coloração vermelha e polpa com consistência mole e gelatinosa. A diferença é no seu teor de tanino, que é mais alto do que os outros. Esse é o tipo de caqui mais consumido pelos brasileiros.

Caqui Giombo: Também conhecido como caqui chocolate, essa fruta é alaranjada e com consistência mais firme e crocante. O nome (chocolate) se dá pois quando as sementes estão aparentes, o caqui fica com a polpa mais escura, parecendo um chocolate.

Recomendadas
Pela Web