Final do MasterChef: Rafael ganha com lasanha aberta e pratos inovadores

Veja como foi a final do MasterChef: Rafael ganhou fazendo uma lasanha aberta e outros pratos incríveis!

Na última , dia 13 de novembro, aconteceu a final do MasterChef Profissionais e o fluminense Rafael foi o grande vencedor! Os 2 finalistas, Rafael e Willian, tiveram que fazer um menu degustação com 6 pratos cada, para todos os jurados. Na hora das entradas, Willian deixou todo mundo desesperado tentando fazer 3 pratos a mais do que foi pedido. Rafael se desestabilizou um pouco na hora do prato principal e entrou na despensa tremendo muito. Mas a hora da sobremesa foi determinante para a escolha dos jurados: com a competição equilibrada até aquele momento, foi o doce que decidiu a vitória de Rafael. Willian decepcionou com um de seus pratos e Rafael foi melhor nas sobremesas, levando o prêmio para casa!

Final do MasterChef: Rafael ganha com lasanha aberta e pratos italianos

Inspiração nos pratos

Rafael fez um menu chamado de “Sem fronteiras”, no qual havia pratos inspirados em gastronomias do mundo inteiro. Um dos pratos principais foi lasanha, mas feita de um jeito bem diferente! O nome do prato era lasanha aberta de cavaquinha, que foi feita quase do mesmo jeito que a convencional, mas na hora da montagem, a massa e o molho se misturam como um macarrão. A gente te mostra algumas dicas de preparo, para que você tente essa montagem na próxima vez em que decidir fazer a sua lasanha!

Dicas para a montagem da sua lasanha aberta

  • Cozinhe a massa na água como um macarrão convencional.
  • A massa não pode ser “massa ao forno”, pois essa receita não termina de cozinhar no forno. A massa sai da panela direto para o prato!
  • Faça o molho separadamente e incremente com legumes e proteínas como rúcula, agrião, bacon, brócolis, etc.
  • Tente usar ingredientes para substituir o presunto e o queijo, que normalmente vai na montagem das lasanhas convencionais.
  • Deixe seu molho mais cremoso, use farinha de trigo ou amido de milho na hora do preparo.
  • Sempre se atente ao seu molho e aos acompanhamentos: nessa montagem, eles precisam se destacar bastante.
  • Para a montagem, você deverá colocar a massa já cozida no prato; você pode separar uma massa por prato ou juntar todas em uma travessa.
  • Despeje o molho quente por cima e finalize com queijo ralado ou fatias de presunto bem fininhas.
  • Você pode fazer mais de uma camada, como na lasanha convencional, mas colocando a massa e o molho direto no prato ou travessa. Sem montar e levar ao forno!
final do MasterChef

Uma lasanha aberta em camadas

Recomendadas
Pela Web