Festival Gastronomix: saiba o que rolou no incrível evento

Saiba tudo que rolou no Festival Gastronomix no Rio de Janeiro!

O TudoGostoso esteve no Festival Gastronomix, que aconteceu no Shopping VillageMall, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, nos dias 20 e 21 de outubro. O evento, que está completando 10 anos, aconteceu pela primeira vez no Rio de Janeiro e trouxe uma oportunidade única ao público: experimentar receitas de 15 renomados chefs de todo o Brasil a preços acessíveis, com pratos que custavam de R$ 15 a R$ 30. Além de provar as delícias da alta gastronomia, o público pôde interagir com os chefs em um espaço agradável com muita música boa. Saiba mais sobre o que aconteceu no Festival Gastronomix!

Chefs da alta gastronomia

Chefs da alta gastronomia

Festival Gastronomix: gastronomia, música e cultura

Espaço kids

O evento contou com um espaço superlegal para os pequenos se divertirem: a programação especial foi feita pelo portal Muralzinho de Ideias, que garantiu a alegria da criançada. Por lá, as crianças aproveitaram brinquedos, brincadeiras, artes visuais, contação de histórias e até aulas de jardinagem!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Aulas-show: oportunidade de aprender com os chefs

Para estreitar ainda mais o contato do público com os profissionais, o Gastronomix ofereceu aulas-show com chefs e especialistas convidados. Oito nomes da alta gastronomia brasileira tiveram a oportunidade de mostrar o preparo de seus pratos. Nesse espaço, o público também pôde conhecer um pouco mais da história dos chefs e aproveitar para conhecer todos os truques e dicas para fazer um prato perfeito! E todo mundo participou: os iniciantes na cozinha, os curiosos, as cozinheiras de plantão e até quem estava só passando parou para aprender um pouco mais sobre as delícias da gastronomia. As apresentações foram inclusivas e contaram com intérpretes de libras, para ninguém ficar de fora.
Foram 8 chefs convidados, sendo 5 chefs que estavam vendendo seus pratos no evento e 3 especialistas convidados: Celso Freire (curador do evento, Renata Machado Soares (Chef e Professora da Estácio – convidada) e a sommelier de cerveja Bárbara Cunha.

No sábado, estavam Simone Bert, Celso Freire, Vitor Generoso, Mônica Rangel e Renata Machado Soares. No domingo, estavam Daniela Martins, Celso Freire, Tsuyoshi Murakami e Bárbara Cunha.
O TudoGostoso acompanhou a apresentação do chef Vitor Generoso, que contou um pouco da sua trajetória na cozinha e apresentou um prato delicioso: costelinha suína glaceada no mel de engenho, salada de feijão verde e queijo coalho crocante. E o melhor: ele contou o segredo do prato pra gente! Segundo o chef, a dica para a costelinha ficar perfeita é fazer uma glaçagem, de 30 em 30 minutos, enquanto ela está cozinhando. Para a glaçagem, o chef utiliza shoyu, mel de engenho e azeite; depois é só pincelar a carne com essa mistura de acordo com o tempo indicado. Muito boa a dica, não é mesmo?

Pirarucu com manteiga de ervas da Amazônia: receita da chef Daniela Martins

Pirarucu com manteiga de ervas da Amazônia: receita da chef Daniela Martins

Palco Blue Note Rio: muita música boa

A música ficou por conta do renomado clube de jazz Blue Note Rio, que fez uma seleção incrível de bandas e DJ’s! Foram 6 atrações especiais que animaram todo o público.

Estandes dos chefs: o que rolou

A atração principal do evento foram os pratos deliciosos dos 15 chefs de renome, mas a grande experiência do evento foi o contato direto com os autores das receitas! Os chefs estavam à disposição do público durante todo o festival. Quem ia até os estandes para consumir as delícias encontrava os chefs: uma oportunidade única para bater um papo, fazer elogios, sugestões e aprender uma dica ou outra de cozinha. Afinal, quem não quer desfrutar da experiência e sabedoria dos especialistas da alta gastronomia?

Ação social com as merendeiras das escolas municipais

Ação social com as merendeiras das escolas municipais

Ação social: capacitação de merendeiras de escolas municipais

Antes de abrir as portas ao público, o Festival Gastronomix realizou uma ação social importante! Cinquenta e uma merendeiras de escolas municipais do Rio de Janeiro participaram de uma capacitação, que teve como grande objetivo auxiliá-las em suas atividades diárias. Na conclusão do workshop, além de receberem o certificado de participação, 4 delas foram selecionadas para serem ajudantes dos chefs no evento. Fernanda da Silva, da escola Municipal Londres, Nilma Aparecida Pereira, da Edi São Vicente, Janaína Batista, da escola Amadeu da Rocha, e Maria Estella de Vasconcellos, da José Joaquim de Queiroz, foram as sorteadas e trocaram experiências com os principais nomes da cozinha carioca e nacional durante o evento.

As palestras foram dadas pela nutricionista Elvira Cozzolino, que falou sobre boas práticas na manipulação de alimentos, Flávio Augusto Soares Graça, superintendente da Vigilância Sanitária e Dra. Marissol Figueiredo, gerente de educação e eventos também da Vigilância Sanitária, que abordaram assuntos como higiene na cozinha, checagem da validade e qualidade dos alimentos e conservação e seleção. Os chefs Celso e Gabriela Freire também participaram da capacitação e deram dicas para as merendeiras de como fazer com que as crianças consumam mais alimentos nutritivos. Celso Freire, renomado chef de Curitiba e curador do Gastronomix, destacou a importância dessa ação: “Foi muito legal. Vimos que elas interagiram muito; elas vivem em uma realidade diferente. É importante que a gente, que vive desse lado da cozinha, se aproxime e possa se aproximar ainda mais dessas pessoas. Essas são cozinheiras de verdade, isso é a alma da cozinha, move o país, move o mundo. São as pessoas que cozinham em uma dificuldade enorme e que são anônimas. Essa troca de experiências foi incrível. Vamos levar a ação adiante com certeza”, ressaltou.

Recomendadas
Pela Web