Farinha de soja e seus benefícios em saborosas receitas

Ajuda a perder os quilinhos indesejados, diminui os sintomas da TPM além de fortalecer músculos e ossos: vem conferir como a farinha de soja pode fazer a diferença no seu corpo, na sua saúde e na sua vida!

A farinha de soja ajuda a perder peso, além de reduzir sintomas da TPM.

A farinha de soja pode ser uma aliada para quem quer perder peso e mandar para longe a TPM!

A soja já é uma queridinha na vida de muitas pessoas – principalmente no cardápio dos vegetarianos. Sendo uma fonte riquíssima de proteínas, seu consumo pode ajudar a prevenir problemas como anemia e sintomas de fraqueza, levando vitamina e outros nutrientes para todas as demais partes do organismo.

Uma alternativa para incluí-la no dia a dia é a farinha de soja. Muito conhecida pelo seu poder emagrecedor, a farinha pode ser uma boa substituta em receitas que contenham farinha com glúten. Isso porque, além de contribuir para a perda de peso, ela também é rica em nutrientes, garantindo diversos benefícios a saúde.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Vale ressaltar que a farinha é feita por meio da soja torrada, e em seguida, moída. Ou seja, a maior parte do seu valor nutricional é preservada, sendo uma boa forma de deixar seus alimentos mais saudáveis – incrível, não? Então vem conferir mais razões para adotar essa maravilha nas suas refeições!

Ajuda na perda dos quilinhos indesejados

Aliada das dietas, a farinha de soja é reconhecida por conter muitas fibras e proteínas, dois nutrientes capazes de garantir a sensação de saciedade e evitar aquela vontade descontrolada de “beliscar” comidas ao longo do dia. Dessa forma, o apetite é reduzido.

A antocianina, uma substância anti-inflamatória presente na soja, também é responsável por atuar nas células adiposas, contribuindo para queimar as gorduras no organismo, e, consequentemente, auxiliar na perda de peso.

Mas como sempre, vale lembrar que “só a soja” não é a solução. Inclua este alimento no cardápio, mas também não deixe de praticar atividades físicas regularmente e ter um cardápio equilibrado, afinal, é todo o conjunto – aliado a mudanças de hábitos – que garante um resultado final eficaz.

Xô menopausa e TPM

Alô mulherada: notícias muito boas! Sabemos como os sintomas da menopausa e da tensão pré-menstrual (TPM) são realmente terríveis, causando desconfortos extremamente desagradáveis. Porém, há como reduzir os sintomas por meio da alimentação, e um desses ingredientes é a farinha de soja.

A farinha contém a isoflavona que ameniza os efeitos da menopausa e a TPM. Essa substância age regulando a taxa de estrógeno, um hormônio que sofre variações bruscas durante esses períodos – e que, consequentemente, acabam gerando os indesejados sintomas.

Controle do colesterol

Mais uma vez a antocianina veio para surpreender. Presente na farinha de soja, ela é capaz de controlar o nível de colesterol no sangue, contribuindo para reduzir as taxas do colesterol ruim (LDL) e elevar o bom (HDL). Com níveis equilibrados, doenças cardiovasculares – como infarto e AVC – podem ser evitados.

Músculos fortes e saudáveis

Esse benefício vai principalmente para os frequentadores assíduos da academia. As proteínas e nutrientes presentes na soja – como magnésio, ferro e vitaminas do complexo B –  funcionam como importante reconstrutor, reparando as fibras e contribuindo para o crescimento muscular. Para quem malha, a farinha é uma boa opção para variar o frango grelhado.

Você pode encontrar a soja em grãos, farinha, leite ou óleo.

Oleaginosa cheia de benefícios, a soja pode ser encontrada na versão de grãos, farinha, óleo ou leite.

Reforça sistema imunológico

O zinco presente na farinha de soja contribui para fortalecer o sistema imunológico, reforçando a defesa do organismo e reduzindo as chances de passar por uma gripe ou resfriado.

Preserva a saúde dos ossos

Além do cálcio, um importante nutriente para o fortalecimento dos ossos, magnésio e isoflavonas – também presentes na farinha de soja – contribuem, em conjunto, para a saúde óssea, prevenindo doenças como osteoporose.

Onde posso incluir a farinha de soja?

A farinha de soja, por ter um sabor neutro, pode ser adicionada em pratos do dia a dia, tal como saladas, sopas, massas, molhos, além de ser uma alternativa saudável quando for substituir a farinha branca com glúten em receitas como bolos, tortas ou pizzas.

Você também pode utilizá-la em bebidas, como sucos, shakes, vitaminas e até chás.

Moderação no consumo da farinha de soja

É recomendável que pessoas com problemas renais evitem o consumo de farinha de soja. O alto teor de magnésio pode gerar o acúmulo de cálcio, levando a problemas como cálculo renal.

Farinha de soja pode contribuir para deixar ossos e músculos fortalecidos.

A farinha de soja pode contribuir para fortalecer os ossos, músculos e sistema imunológico.

Recomendadas
Pela Web