Farinha de berinjela: conheça os benefícios e como utilizar esse ingrediente nutritivo

Versátil e nutritiva: vem conferir como a farinha de berinjela pode fazer a diferença no seu corpo, na sua saúde e nas suas refeições!

Aposte na farinha de berinjela caso queira perder alguns quilinhos.

A farinha de berinjela é um ótimo ingrediente para quem deseja emagrecer!

Nós do TudoGostoso já te contamos o quanto a berinjela possui benefícios incríveis. E quando se trata da farinha de berinjela, essas ótimas qualidades podem ser multiplicadas por facilitar a inclusão desse ingrediente em uma grande variedade de receitas! E se te contarmos que ela pode ser uma grande aliada nas dietas?

A farinha é capaz de concentrar o valor nutricional da berinjela. Seu sabor leve e as baixas calorias tornam o alimento interessante ao cardápio, principalmente para quem quer iniciar uma alimentação mais saudável. Além disso, a presença das vitaminas A, C e do complexo B reforçam as qualidades desse ingrediente. Outra ótima novidade é que a farinha de berinjela não contém glúten na sua composição.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Podendo ser encontrada em forma de cápsulas em farmácias e drogarias, a farinha de berinjela também pode ser feita aí mesmo, no conforto do seu lar! Vem conferir como é simples:

Como fazer farinha de berinjela em casa

– Lave 1 kg de berinjela, e corte os legumes em fatias bem finas (mas sem retirar a casca, ok?).

– Em seguida, hora de desidratar! Disponha as fatias em uma assadeira e leve-as ao forno com fogo baixo.

– Fique atento, pois elas devem ser retiradas do forno assim que estiverem ressecadas (mas não queimadas, hein!).

– Após isso, espere esfriar e coloque-as em um triturador (pode ser liquidificador ou processador) até que virem pó.

– Guarde a farinha em um recipiente seco e bem fechado,

– Armazene em local fresco ou na geladeira. A validade pode ir de 6 meses a 1 ano.

A farinha de berinjela pode ser feita em casa de forma bem simples.

Praticidade com gostinho de saúde: fazer farinha de berinjela em casa é mais simples do que imagina!

Mas então, TudoGostoso, quais são os benefícios tão maravilhosos que a farinha de berinjela pode trazer?

Perda dos quilinhos indesejados

Se você deseja emagrecer, recomendamos que inclua a farinha de berinjela nas suas receitas! A presença de fibras em sua composição garantem uma sensação de saciedade, evitando que coma de forma compulsiva por realizar lentamente o processo de digestão. Além disso, as fibras também também colaboram para o bom funcionamento intestinal.

Otimiza o fluxo intestinal

Intestino preso é uma coisa horrível, e ninguém quer passar pela sensação de inchaço, não concorda? Como sempre falamos, a fibra é um ótimo ingrediente para regular e otimizar o funcionamento do intestino. Isso porque ela absorve a água no intestino, aumentando o bolo fecal e contribuindo para a plena atividade do órgão nas suas funções.

Controle do colesterol

A farinha de berinjela é super benéfica para quem deseja reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Mais uma vez, as fibras exercem um papel fundamental a favor da saúde, pois agem de forma a evitar a absorção do LDL pelo organismo.

Cuida da saúde do seu coração

A berinjela contém flavonoides em sua composição, e sendo assim, a farinha também. Eles são responsáveis por atuar no organismo impedindo o acúmulo de gordura nas veias sanguíneas, e dessa forma, contribuindo para diminuir os risco de doenças cardiovasculares – dentre elas a hipertensão e o infarto.

Antioxidantes para um organismo saudável

Não é por acaso que manter a casca da berinjela contribui para uma farinha mais nutritiva. Isso porque a belíssima cor da berinjela se dá por conta da antocianina, um flavonoide com ação antioxidante que ajuda a prevenir doenças – como o câncer, infecções e obesidade. Além disso, esse composto é responsável por eliminar radicais livres – estes que podem afetar a estrutura das células saudáveis.

Reduz os riscos de diabetes

A fibra pode surpreender novamente! A farinha de berinjela, por ser rica desse nutriente, resulta em um processo lento de digestão e absorção do alimento pelo organismo. Isso ajuda a regular a entrada de glicose na corrente sanguínea, evitando taxas elevadas de açúcar, e assim, diminuindo os riscos de evoluir para o diabetes do tipo 2.

Versátil e saudável, a farinha de berinjela cai bem em diversas receitas.

A farinha de berinjela é uma delícia, além de combinar com muitas receitas e ter um alto valor nutritivo.

Montando o cardápio: onde posso incluir a farinha de berinjela?

Por ser uma farinha, adicioná-la nas receitas não se trata de uma tarefa difícil – mas sim, muito simples e deliciosa. Que tal incluí-la logo pela manhã em iogurtes, ou até mesmo no preparo de bolos e pães? Você também pode acrescentá-la em saborosas saladas, caldos e sopas.

Quer mais opção além de pratos? Então aposte em gostosos sucos e vitaminas feitos com farinha de berinjela.

Como potencializar os benefícios?

Frutas cítricas, ricas em vitamina C. Ao consumí-las junto ou após a ingestão da farinha de berinjela, os efeitos desta são intensificados no organismo. Por isso, que tal incluir uma laranja no cardápio? Essa “parceria” contribui para evitar a formação de radicais livres, deixando seu corpo saudável e seu alimento ainda mais saboroso.

 Água, água e água! Muitas fibras pedem água

Já te contamos da extrema importância da água para a saúde. Mas não custa nada reforçar, principalmente quando se trata de um alimento rico em fibras! Isso porque as fibras necessitam da água para desenvolverem suas funções corretamente, evitando, assim, possíveis constipações ou intestino preso – algo que é horrível de sentir, não é mesmo? Portanto, procure consumir no mínimo entre 1,5 a 2 litros de água por dia.

Recomendadas
Pela Web