Facas na mesa: conheça as principais que não podem faltar na sua cozinha

Os diversos modelos de facas podem impressionar a primeira vista, mas possuem simplesmente a função de facilitar seu dia a dia na cozinha! Confira 5 modelos essenciais para te ajudar no processo culinário.

Diferentes modelos de facas definem a função de cada uma, facilitando e aprimorando todo o processo de cortes!

Diferentes modelos de facas definem a função de cada uma, facilitando e aprimorando todo o processo de cortes!

Provavelmente você já passou por aquele momento em que se deparou com diversos talheres na cozinha, e ficou se indagando qual seria a diferença entre eles. Ou então observou várias facas com tamanhos e formatos diversos, e a clássica pergunta “mas todas elas tem a mesma função de cortar, qual a necessidade de tantos modelos variados?!” passou pela sua mente.

Pois é, caro leitor! Essa dúvida é super comum, e todos nós já passamos por ela. Viemos aqui para te mostrar que essa variedade é necessária, tanto da lâminas quanto dos cabos, e que os diferentes modelos de faca acabam ajudando no nosso dia a dia: tornam o processo de corte mais ágil e prático, sendo mais certeiro, e por consequência, poupando tempo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Vale a pena lembrar que o corte é um detalhe super importante na hora de montar um prato. Isso porque um corte errado pode deixar não só uma textura desagradável ao alimento – como no caso das carnes, como também pode interferir no seu visual, estragando a estrutura do alimento. E sejamos sinceros, uma boa apresentação de um prato conta muitos pontos, pois isso pode até mesmo despertar o interesse e o apetite.

Por isso, venha conferir as principais facas que não podem faltar na sua cozinha, estas que irão te acompanhar no preparo de receitas maravilhosas que só irão render elogios!

A faca do chef é ideal para cortes eficientes e precisos, principalmente em peças grandes.

A faca do chef é ideal para cortes eficientes e precisos, principalmente em peças grandes.

Faca do chef, aquela que possui multiuso e corta “que é uma beleza”!

Sabe aquela facas enormes que vemos os chefes utilizando nos programas e filmes? Pois é, não é a toa que o modelo dessa faca se chama “do chef”. De tamanho grande, a faca do chefe possui fio liso que permite um corte preciso e regular.

Recomendado principalmente para peças grandes (tal como carnes), ela é multiuso pois também serve para cortes de frutas, legumes e verduras, sendo aquela peça básica que não pode faltar na sua gaveta por ir bem com tudo!

Faca para fatiar com lâminas longas que garantem cortes eficientes

Recomendada para cortar legumes ou pedaços pequenos de carne, a faca para fatiar é ótima para realizar cortes que não estraguem a estrutura do alimento (no caso dos fibrosos). E para quem é fã da culinária japonesa, essa faca é ideal para fazer fatias finas – tal como o sashimi.

Faca para legumes com tamanho ideal para cortes eficientes e evitar que você se machuque

Como o próprio nome já diz, a faca para legumes é ideal para o corte dos mesmos e também para descascar. Por ser pequena, ela é ótima para você fazer esses processos sem correr tanto o risco de se cortar.

Sendo também ideal para cortes pequenos, ou até simples funções como retirar sementes, a lâmina curva permite que os cortes sejam mais precisos e modelados.

Facas para pães são indispensáveis!

As facas para pão possuem serras que permitem um corte que não amasse os alimentos, sendo ideal para pães, bolos e tomates, por exemplo.

As serras permitem que a faca para pão não danifique a estrutura dos alimentos 

Também conhecida como faca serrilhada, a faca para pão permite realizar cortes sem estragar a estrutura dos alimentos. Por essa razão, ela é recomendada para partir pães, bolos, e até mesmo tomates e pêssegos, realizando um corte “macio” e eficiente que não amasse o alimento.

 Conheça a faca para desossar que permite uma carne limpa e deliciosa

O formato da faca para desossar é a responsável por toda a sua função: a lâmina longa com a ponta curvada e resistente permite que a faca chegue em lugares difíceis, de forma com que você tenha controle sobre todo o corte. Sendo assim, ela é ótima para retirar com maior facilidade os ossos, nervos e gorduras das carnes.

Nossa dica final é que você procure adquirir o hábito de amolar as facas quando perceber que o corte delas não está tão eficiente. Para isso, basta você utilizar um afiador ou pedras de cerâmica específicas para isso.

E acima de tudo, deixe as crianças longe das facas para evitar acidentes! Guarde-a em um local seguro e de difícil acesso para os pequenos, e sempre fique atento quando estiver usando uma faca –  jamais dê bobeira com esse utensílio, ok?

Recomendadas
Pela Web