Exaustor: saiba tudo sobre esse aparelho

Será que você precisa de um exaustor na sua cozinha? Vem saber tudo sobre esse aparelho com o TudoGostoso!

exaustor

O exaustor é um aparelho muito útil na cozinha

Não aguenta mais a sua cozinha com cheiro ruim? Quando você vai preparar aquele peixe frito, a sua cozinha além de cheia de gordura fica com um odor desagradável que acaba se espelhando pelo resto da casa? Então a solução dos seus problemas pode ser um exaustor! Mas o que é? Como funciona? É possível limpá-lo ? Calma que nós aqui do TudoGostoso vamos tirar todas as suas dúvidas, vem conferir!

 

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que é um exaustor?

É muito importante manter uma boa circulação de ar na cozinha, para que o cheiro dos alimentos preparados não invadam o restante da sua casa. Um exaustor de cozinha é um eletrodoméstico que é instalado na cozinha, bem acima do seu fogão. A função principal é renovar o ar da cozinha, ou seja, ele retira o ar quente e substitui pelo ar frio de fora da casa. Super práticos, eles podem ser adaptados a qualquer telhado.

 

Como funciona?

Os exaustores impulsionam o ar quente para fora do ambiente através de bocas de ventilação. Elas aspiram o ar quente com todas as impurezas, umidade e fumaça. Depois há as bocas de retorno que irão devolver o ar limpo ao ambiente. Nesse processo há a filtragem do ar que elimina quaisquer impurezas , e evita o acúmulo de sujeira na cozinha.  Ao contrário do que muitos pensam, os exaustores não são capazes de retirar a gordura da cozinha. Ele irá exinguir partículas de gorduras que estejam no ar, mas não eliminar toda a gordura. Para essa função o mais indicado são coifas de depuradores.

shutterstock_442484287

É muito importante manter o seu exaustor sempre limpo

Como conservar e limpar?

Para conservar o seu exaustor sempre limpo, uma dica boa é colocar uma panela com água para ferver no seu fogão, quando a água começar a ferver, o vapor irá de encontro ao seu exaustor. Com ele desligado passe um papel toalha por fora, e retire todas a sujeira. Você verá que com o vapor quente, as impurezas saem mais facilmente. Você também pode acrescentar um pouco de limão na água para facilitar a remoção das impurezas. Se o seu exaustor for de aço inoxidável é importante lembrar que não se deve usar produtos corrosivos como água sanitária e cloro, pois podem danificar o aparelho.

 

Recomendadas
Pela Web