Erros comuns que cometemos na alimentação

Será que você está cometendo algum desses erros?

A alimentação é uma parte muito importante das nossas vidas. Porém alguns hábitos alimentares podem ser erros que cometemos sem nem perceber. Confira os 8 principais erros que podem estar prejudicando sua alimentação e seu metabolismo!

Suco de laranja: deixe para ingerir líquidos depois do almoço.

Beber enquanto come

Ingerir líquidos durante a refeição pode desacelerar a digestão das proteínas e carboidratos. Com isso, as vitaminas e minerais da sua refeição podem não ser devidamente absorvidas pelo seu corpo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Prato muito cheio de comida: os exageros não são saudáveis.

Fazer uma mistura no prato

Nada de se empolgar com o self-service e sair colocando tudo que gosta no prato: macarrão, arroz, feijão, sushi, salmão, batata frita, feijoada, frango… O ideal é se servir de porções equilibradas de cada grupo alimentar. Um pouco de carboidrato, proteína, legumes e vegetais, tudo bem balanceado para você se sentir satisfeito e ficar nutrido.

Não mastigar bem

Na pressa, acabamos comendo rápido e esquecemos de mastigar direito a comida, sem nem sentir o seu sabor. O correto é mastigar de 20 a 30 vezes antes de engolir, para facilitar a digestão e também para conseguir a sensação de saciedade. Comer em grande quantidade e rápido só fará com que você não se sinta satisfeito e coma mais do que o necessário.

Beber café depois do almoço é ruim para a absorção de ferro

Homem bebendo café depois do almoço: um dos erros da alimentação.

 

Beber café depois do almoço

Beber um cafezinho depois do almoço é um hábito de muitas pessoas. Porém a ingestão de cafeína logo após a refeição pode inibir a absorção de ferro dos alimentos. Dê preferência aos chás digestivos, ou, se não conseguir largar o cafezinho, deixe para tomá-lo 1 hora após o almoço.

Cometer exageros

Comida é para ser apreciada com moderação. Não é necessário abrir mão de doces e carboidratos, pode exemplo, mas é preciso comê-los moderadamente. Quer comer bolo? Coma uma fatia e não o bolo inteiro.

Comer enquanto faz outra coisa é ruim

Comendo e falando ao celular: um hábito nada saudável.

Comer sem prestar atenção

Este é um erro que a maioria das pessoas comete: comer enquanto faz outra coisa, como olhar o celular, ler o jornal ou falar ao telefone. Comer prestando atenção à refeição é essencial para que saibamos a hora de parar. Se estamos assistindo à televisão, por exemplo, podemos ingerir mais comida do que precisamos, pois não sentimos a hora em que estamos saciados.

Comer enquanto faz outra atividade é um erro comum

Menina lendo enquanto come: erro comum na alimentação.

Recomendadas
Pela Web