Entenda por que o milho é o ingrediente favorito nas receitas de festa junina

Já viu festa junina sem milho? Vem que o TudoGostoso explica por que o milho é o ingrediente que não pode faltar nas suas receitas de festa junina

Não há um brasileiro que não goste de festa junina, não é mesmo? Além de todas as maravilhas da festividade, como a quadrilha e a fogueira, o que nós do TudoGostoso mais gostamos é, claro, as comidas típicas! É por isso que você pode encontrar muitas receitas de festa junina por aqui, como a maçã do amor, a canjica, o pé de moleque, o caldo verde, … E, claro, todas as receitas com milho. Ah, falando nele, você já percebeu que o milho é a estrela da festa junina? A verdade é que existe um motivo para que tantas receitas típicas dessa festividade sejam feitas com ele. Quer saber mais? Então vem que a gente explica por que o milho é o ingrediente favorito nas receitas de festa junina!

Milho é o ingrediente favorito das festas juninas

O milho é um ingrediente muito versátil e pode ser utilizado em receitas doces e salgadas

Milho é o ingrediente favorito nas receitas de festa junina

Com certeza já deu para notar que o milho está para festa junina assim como a carne bovina está para o churrasco. Ou seja, é o ingrediente de destaque dessa festividade. Além de ser muito gostoso e superversátil, há uma razão simples para ele ser o ingrediente favorito das festas juninas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Antes de explicarmos, iremos contextualizar: a origem da festa junina se deu na Europa, mas muitos dos costumes europeus precisaram ser adaptados para o Brasil. Em Portugal, e a tradição é comemorar a colheita do trigo. Contudo, o Brasil não era um grande produtor de trigo na época, mas era de milho. Além disso, junho é o mês da colheita do milho e, por isso, passamos a comemorar as festas juninas com esse ingrediente.

Por ser um dos alimentos da estação, as receitas ficam mais frescas e até mesmo mais baratas de fazer, principalmente em grandes quantidades. Ademais, o milho possui muitos benefícios para a saúde, e um sabor leve que pode ser adaptado para pratos doces e salgados.

Receitas salgadas com milho que são fáceis e rápidas de preparar

Polenta básica

Apesar de não ser feita com o milho em si, a polenta utiliza a farinha de milho (ou fubá), que também é tão tradicional. Além da polenta cremosa, que é muitas vezes servida com aquela carne moída bem suculenta, também tem a polenta frita, versão que serve como um delicioso petisco!

Milho é o ingrediente favorito das festas juninas

A polenta cremosa é o acompanhamento perfeito para carnes e frangos ensopados

Creme de milho

É claro que não podemos deixar o creme de milho de fora, não é mesmo? Afinal, ele é tão versátil e pode ser utilizado para preparar as mais diversas receitas como macarrão de forno com creme de milho, escondidinho de frango com creme de milho, panquecas de carne moída com creme de milho e, claro, o tão querido fricassé!

Palitinho de milho recheado com muçarela

O palitinho de milho recheado com muçarela, assim como a polenta frita, é perfeito como petisco. O melhor é que ele é bem fácil de preparar e vai agradar toda a galera! Que tal uma porção desses com uma cervejinha?

Receitas doces com milho que vai deixar todo mundo de queixo caído

Curau de milho verde tradicional

O delicioso curau de milho é, sem dúvidas, um dos doces mais gostosos da festa junina! A receita tradicional é feita com milho de espiga e fica muito saborosa, além de ser bem fácil de fazer. Ah, mas se você está sem espiga de milho em casa, não vai ter desculpa para não preparar essa iguaria: também temos a receita do curau de milho em lata.

Milho é o ingrediente favorito das festas juninas

Curau de milho é uma das comidas típicas das festas juninas

Pamonha doce de milho

Não pode faltar num arraiá, né? Essa receita de pamonha vai deixar todo mundo babando só de sentir o cheiro!

Bolo de milho cremoso

Mais fácil que isso impossível! É a receita que a gente corre quando chega uma visita em casa de surpresa: só colocar tudo para bater no liquidificador e pronto, nem batedeira precisa.

 

 

Recomendadas
Pela Web