7 dúvidas comuns sobre o micro-ondas: confira as respostas

Podemos esquentar água no micro-ondas? Como limpar o eletrodoméstico? Confira as respostas para essas e outras dúvidas comuns sobre o micro-ondas!

O micro-ondas é um eletrodoméstico que facilita muito a nossa vida. Com ele, é possível fazer receitas incríveis, como bolo de cenoura, pudim, almôndegas, ovo frito e muitas outras! Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o eletrodoméstico. Podemos esquentar água nele? Qual recipiente pode ser levado ao micro-ondas? O TudoGostoso está aqui para ajudar: confira as respostas para 7 dúvidas comuns sobre o micro-ondas!

7 respostas para dúvidas comuns sobre o micro-ondas

7 respostas para dúvidas comuns sobre o micro-ondas

O que são as micro-ondas?

As micro-ondas são ondas eletromagnéticas de alta frequência. Elas agitam as moléculas presentes nos alimentos. Quando o forno é ligado, as ondas são refletidas nas paredes do eletrodoméstico sobre os alimentos e fazem com que a energia interna das moléculas aumentem e, assim, aumentando a temperatura.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Podemos ficar na frente do micro-ondas ligado?

Você já deve ter ouvido falar que não é bom ficar na frente do micro-ondas ligado. Mas isso é mito ou verdade? De fato, as micro-ondas podem escapar um pouco. Por isso, evite ficar olhando a sua comida enquanto ela esquenta!

Limpeza do micro-ondas com pano úmido

Limpeza do micro-ondas com pano úmido

Como limpar o eletrodoméstico?

Para fazer a limpeza, utilize um pano úmido com água e sabão neutro. Retire o prato giratório é lave sob água correte.

O que não pode ir ao micro-ondas?

Nunca coloque objetos metálicos, pratos de inox ou qualquer objeto que tenha partes metálicas. Alguns tipos de plástico também não podem ser colocados no eletrodoméstico e você deve verificar essa informação nas embalagens do recipiente.

Os alimentos absorvem as micro-ondas emitidas?

Não, os alimentos não fazem isso. As micro-ondas apenas agitam as moléculas e a única coisa que fica desse processo é a temperatura alta. Sua saúde não será prejudicada!

Xícara com água dentro do micro-ondas

Xícara com água dentro do micro-ondas

Podemos esquentar água no micro-ondas?

Podemos, mas com cuidados. As micro-ondas fazem com que a água fique superaquecida, numa temperatura acima a da ebulição, e isso pode provocar uma explosão. Para esquentar água, coloque dentro do recipiente uma colher de madeira, para que o calor das micro-ondas seja distribuído. Evite utilizar recipientes estreitos para esquentar água, como garrafas, e deixe a água no micro-ondas durante 1 minuto antes de retirá-la do aparelho.

Existem recomendações para a instalação do eletrodoméstico?

Sim. É importante lembrar que as saídas de ar do micro-ondas não podem ser tapadas. Não coloque panos, potes ou qualquer outra coisa em cima dele. Também verifique, no manual de instruções, as distâncias mínimas entre o aparelho, paredes e outros eletrodomésticos.

Recomendadas
Pela Web