Doces à base de ovos

Está com saudade de doces mais artesanais? Então os doces à base de ovos são o que você precisa. Vem conhecer 4 receitas deliciosas!

doces à base de ovos

Doces à base de ovos são super saborosos e podem ser feitos na sua cozinha!

Vamos voltar aos clássicos: doces caseiros à base de ovos são de dar água na boca. Geralmente de origem portuguesa, esses doces são mais trabalhosos, mas ficam uma maravilha! Então se você já está cansado dos doces industriais cheios de corantes, açúcar, leite condensado e afins, dá uma olhada nessas sobremesas que têm aquele gostinho de doce caseiro que você comia na casa da sua avó. Aproveite que a Páscoa está chegando e prepare 4 quitutes à base de ovos para impressionar toda a família!

O tradicional doce “fios de ovos” é uma maravilha

Tipicamente português, os fios de ovos são preparados com gemas e açúcar. Apesar de conter apenas dois ingredientes, essa delícia pode ser um pouco trabalhosa de fazer e, para ficar perfeito, é preciso ter os utensílios certos. Você precisa primeiro peneirar as gemas e retirar a película para que o seu doce não fique com sabor muito acentuado de ovo. Depois misture água e açúcar e leve ao fogo. Quando estiver fervendo, despeje as gemas com o auxílio de um funil próprio para isso. Enquanto despeja as gemas, faça movimentos rotativos para que se formem os fios. Quando estiverem prontos, retire-os com uma escumadeira e transfira para uma peneira para que escorra todo o líquido. Estão prontos! Você ainda pode fazer uma calda de baunilha e regar o doce.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Pastel de belém ou pastel de nata desmancha na boca

Pastel de belém ou pastel de nata é outro doce português que faz o maior sucesso. Ele é um dos mais consumidos em Portugal, mas também já virou queridinho por aqui. Seu recheio é feito com gemas, açúcar, amido de milho, baunilha e raspas de limão (fica bem cremoso!). E uma curiosidade desse doce: você sabia que ele foi criado pelos monges portugueses? Isso mesmo, foi uma forma que eles encontraram de aproveitar as gemas que sobravam do preparo das hóstias.

quindim

Quindim ou quindão: essa delícia é uma maravilha e super simples de fazer

Quindim é um doce que não pode faltar nas suas festas

Quindim é um famoso doce de ovos que não poderia ficar de fora! Super cotado nas festas infantis, essa delícia é bem simples de fazer e você pode escolher prepará-los em versões individuais ou como o famoso quindão, que é bem maior. Comece a sua sobremesa misturando açúcar, e coco fresco ralado, junte manteiga e mexa bem. Deixe essa massa descansar e depois peneire gemas (muitas!) e incorpore à massa. Depois é só assar em banho-maria até ficar firme. Para finalizar e fornecer aquele brilho bonito que só o quindim tem, o truque é acrescentar um pouco de glucose líquida.

Chuvisco: você precisa conhecer esse doce

Esse doce é típico da região de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, mas tem origem portuguesa (mais uma vez, Portugal se faz presente!). Ele é preparado com gemas passadas na peneira, farinha de trigo, fermento e essência de baunilha, podendo ser cristalizado ou em calda. Para fazer a versão em caldas, prepare uma calda de açúcar e armazene tudo junto em um recipiente de vidro com tampa. Quando bater aquela vontade de comer um docinho, é só retirar um, servir com bastante calda e degustar com uma xícara de café. Hmmmm!

Agora corre na cozinha, separa aqueles ovos que estão na geladeira e prepare a receita que você mais gostou! Aproveite!

Recomendadas
Pela Web