Diferentes cortes e preparo de batata

A batata é um dos vegetais mais consumidos do mundo e parte do seu sucesso se deve à variedade de cortes e modos de preparo. E para você que prestigia esse tubérculo, listamos os principais tipos de cortes e preparo. Vem ver!

A batata é um dos vegetais mais consumidos do mundo e parte do seu sucesso se deve à variedade de cortes e modos de preparo. Para você que é fã desse tubérculo, listamos os principais tipos de cortes e preparo. Vem ver!

A batata é um dos vegetais mais consumidos do mundo. Parte de sua popularidade se deve à sua versatilidade nos cortes e possiblidades de preparo. A batata é rica em vitamina C, zinco e magnésio, a batata é figurinha carimbada na mesa dos brasileiros. Vem ver os principais cortes e modos de preparo dela!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tipos de cortes de batata

Fio ou cabelo: São tiras bem finas e compridas de aproximadamente 1 mm de grossura. A grande diferença em comparação aos outros cortes é sua espessura do corte que, geralmente, é feito com o auxílio de um cortador de legumes.

Palha ou paille: São tiras bem finas e compridas com aproximadamente com 2 mm de grossura. A batata palha já pode ser feita com o auxílio de uma faca (é necessário muito cuidado e destreza) ou processador em casa.

Fósforo: São tiras grossas e compridas e a espessura é de cerca de 4 mm. Ideal para uma batata frita mais crocante e menos macia por dentro.

Fritas: Para batatas fritas perfeitas, é ideal que consiga cortá-las em tiras com cerca de 6 mm de grossura, que é a medida ideal para que elas fiquem crocantes por fora e macias por dentro.

Chips ou espanhola: Aqui, em vez de cortar em “palitinhos”, você precisa cortá-las em rodelas finas, de 1,5 a 3 mm de grossura. O ideal é que a rodela seja transparente, para fritá-las ou assá-las ao forno com azeite e orégano.

Formas de preparar a batata:

Cozidas: Descasque as batatas, corte da forma desejada e leve-as à água quente. Depois que estiver no ponto do cozimento, despeje numa bacia com água gelada para impedir que ela continue cozinhando

Fritas: Corte-as em palitos e coloque-as em uma tigela com água. Seque-as em uma toalha e coloque-as para fritar, escorra bem o óleo que estiver em excesso na batata. Por fim, escorra em papel toalha e adicione sal, queijo, bacon e orégano (opcionais).

Assadas: Descasque a batata e corte em gomos ou em forma de palitos grossos. Despeje-as em uma assadeira antiaderente. Tempere-as com azeite de oliva, ervas frescas e sal, e misture. Leve ao forno até que fiquem douradas e cozidas, para que elas fiquem assadas uniformemente vire-as. Se preferir, prepare-as ao estilo Hasselback .

Purê: As batatas devem estar cozidas e macias. Amasse-as enquanto ainda estão quentes e adicione manteiga, leite e sal. Por fim, misture até que o purê esteja com uma textura macia.

Recomendadas
Pela Web