Diferenças entre fermento biológico e químico: confira

Venha descobrir quais são as diferenças entre fermento biológico e químico!

O blog do TudoGostoso já explicou por que o fermento faz a massa crescer e também as diferenças entre fermento em pó e bicarbonato de sódio. Você já deve ter percebido que algumas receitas exigem o uso de fermento biológico e, outras, o fermento químico. Mas quais são as diferenças entre fermento biológico e químico? Estamos aqui para esclarecer essa dúvida, leitores!

Como funciona o fermento

As leveduras são o fermento natural mais populares, e são fungos utilizados na produção de pão e também de bebidas alcoólicas. Quando elas entram em contato com farinha e água, se alimentam de amido e produzem dióxido de carbono, que expande as proteínas do glúten e isso resulta no crescimento da massa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Fermento químico em pó

Fermento químico em pó

O que é o fermento químico

Aquele fermento em pó que compramos normalmente para fazer bolo é uma mistura de bicarbonato de sódio com ácidos. Ele não é feito de leveduras naturais. Normalmente, é utilizado para fazer bolos, tortas de liquidificador, panquecas e biscoitos. O fermento químico tem ação rápida e é adicionado no fim do preparo.

Fermento biológico fresco

Fermento biológico fresco

O que é o fermento biológico

O fermento biológico é compostos de leveduras, organismos vivos que, quando misturados com água e farinha, produzem o gás que faz crescer a massa. Esse tipo de fermento é indicado para pães, roscas, pizzas e esfirras. Ele é vendido na forma de tablete, grãos e em pó. O fermento biológico fresco é o vendido em tabletes, e é composto de leveduras condensadas. Precisa ficar na geladeira e ser misturado na farinha. O fermento biológico seco é vendido em uma lata, na forma de pó granulado e é produzido através da secagem do fermento fresco. Ele tem as leveduras e emulsificante e não precisa ficar na geladeira. Para usá-lo, é preciso dissolvê-lo em água morna ou leite. O fermento biológico seco instantâneo é um pó, geralmente vendido em sachês. Ele deve ser misturado diretamente com a farinha.

Fermento biológico seco

Fermento biológico seco

 

Recomendadas
Pela Web